PUBLICIDADE

“Ela conseguiu fazer o que muitos de nós tentamos e não conseguimos nos últimos 20 anos”, diz naturalista britânico sobre Greta Thunberg

"Ela conseguiu fazer o que muitos de nós tentamos e não conseguimos nos últimos 20 anos", diz o maior naturalista britânico sobre Greta Thunberg

Muito frequentemente, quando escrevemos reportagens sobre a jovem ativista sueca, Greta Thunberg, alguns de nossos leitores nas redes sociais perguntam “O que ela faz, na prática?”. A resposta está logo mais abaixo e foi dada por David Attenborough, considerado um dos mais importantes naturalistas – se não, o mais -, do mundo, e também, uma das vozes mais influentes na atualidade sobre as mudanças climáticas.

Hoje, o naturalista britânico e a adolescente foram os convidados especiais de um programa da rádio inglesa BBC.

Greta e Attenborough não se conhecem pessoalmente e foram apresentados, um ao outro, através do Skype. A jovem disse que “era uma honra conhecer o naturalista”.

Em seguida, a jornalista que mediou a conversa perguntou a Attenborough o que ele acreditava que a ativista tinha conquistado. “Ela conseguiu fazer o que muitos de nós tentamos e não conseguimos nos últimos 20 anos”, afirmou. “Ela despertou o mundo e eu sou muito grato a ela por isso. Todos nós somos”.

A adolescente ressaltou que ela faz parte de um grupo muito grande de pessoas que trouxeram o assunto à tona. “E você definitivamente também faz parte desse grupo”, disse ela à Attenborough.

Greta contou que foram os documentários sobre a natureza e o impacto do aquecimento global sobre ela, muitos deles apresentados pelo naturalista britânico, que abriram seus olhos para o que estava acontecendo. “Obrigado por ter dedicado sua vida a isso. É muito inspirador!”, disse ela.

A jovem admitiu que não sabe porque as pessoas a ouvem. “Não sei quanto tempo vai durar. Só sei que agora as pessoas estão me ouvindo e preciso aproveitar essa oportunidade ao máximo”.

Attenborough, de 93 anos, e Greta, de 16, concordam que as diferentes gerações devem se unir para enfrentar a crise climática, todavia jovens e idosos possuem perspectivas diferentes. “Nós, mais jovens, vemos isso como algo que nos afetará, enquanto as pessoas das gerações mais velhas veem como algo que afetará seus filhos ou netos. Mas não deve haver uma divisão, porque as mudanças climáticas impactam a todos nós”.

“O problema é que os políticos estão preocupados apenas com o amanhã e o dia seguinte”, criticou o naturalista. “E quando você diz: ‘Existe um grande perigo se aproximando em 20 anos, precisamos fazer algo agora’, eles dizem: ‘Sim, claro, faremos isso depois de amanhã”.

Assista à conversa completa, em inglês, entre Greta Thunberg e David Attenborough, no vídeo abaixo:

Leia também:
“O Jardim do Éden não existe mais”, diz naturalista David Attenborough, sobre impacto do homem no planeta
“O colapso de nossa civilização e a extinção de grande parte do mundo natural despontam no horizonte”, alerta David Attenborough
Além do brasileiro Ricardo Galvão, Greta está na lista da Nature daqueles que fizeram a diferença na ciência em 2019
Greta Thunberg é eleita ‘Personalidade do Ano’ pela Time

Foto: divulgação BBC Radio 4/ Today programme

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE