Ecoswim 2015: natação em prol do meio ambiente

ecoswin-instituto-ipe
Organizada pela equipe de natação da Escola Politécnica (Poli) da USP, a Ecoswim é uma competição anual entre clubes e academias realizada em Santo André/SP, para arrecadar fundos para o Projeto Nascentes Verdes–Rio Vivo, do Instituto Ipê, que atua há mais de 23 anos nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal.

As inscrições para a 8ª edição do evento – que será realizado em 14 de novembro –  já estão abertas e seu valor total será doado para o viveiro de mudas da Mata Atlântica mantido pela instituição para a restauração florestal em áreas de mananciais do Sistema Cantareira.

Como surgiu a competição

ecoswim-natacao-e-meio-ambienteTudo começou com a participação da equipe da Poli/USP na primeira edição brasileira da competição World Swim Against Malaria.

A experiência foi tão estimulante que o grupo decidiu realizar suas próprias competições, apoiando uma causa ambiental. Em 2007, reuniu atletas para o primeiro evento, já em parceria com o Instituto Ipê.

Em 2014, o encontro teve mais de 300 inscrições e o dinheiro arrecadado tornou possível o plantio de 285 árvores.

Foto: tpsdave/ Pixabay

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta