Ecologia profunda e propósito de vida em workshop, em 27 e 28/2

ecologia-profunda-workshop-rita-mendonca-foto-julio-bacha-800
O contato com a natureza é uma das formas mais eficientes para se alcançar o autoconhecimento. A partir dessa experiência – realizada com orientação e de maneira profunda – é possível identificar o propósito de vida e, consequentemente, viver plenamente.

A educadora e bióloga Rita Mendonçauma das autoras do blog Ser Criança é Natural, aqui no Conexão Planeta – explica: “As questões socioambientais estão aí para nos envolvermos com elas. Despertam nosso senso ético e nossa capacidade de participar da vida do planeta. São problemas, dificuldades e conflitos que podem – se assim os entendermos – nos ajudar a trilhar nossa jornada com comprometimento sincero e profundo”.

ecologia-profunda-workshop-rita-mendonca-foto-julio-bacha-800xÉ o que propõe o workshop Propósito de Vida e Ecologia Profunda, que será realizado no Retiro Rosa de Nazaré, em Nazaré Paulista (SP), em parceria com o Instituto Romã, nos dias 27 e 28/2, em Nazaré Paulista, SP. Os exercícios propostos por Rita e a psicóloga junguiana Maria Rosa de Freitas Alloni (ver mais detalhes sobre as duas no final deste post) conduzirão os participantes a acessar seu percurso de vida a partir de experiências profundas com a natureza, mas também das práticas da fenomenologia de Goethe, com exercícios de observação, e de atividades da instituição Sharing Nature WorldWide, com atividades e jogos que facilitam o mergulho na ecologia profunda.

Mas o que é isso, afinal? É um caminho filosófico e prático no qual as pessoas são vistas como parte do processo de vida no mundo. A partir da conexão que estabelecem com a natureza e dos insights decorrentes dessa conexão, elaboram visões de mundo e adotam práticas mais coerentes e harmoniosas entre si, o que também garante paz de espírito.

O fio condutor do workshop tem por base o exercício da The Ultimate Norm – ou A Norma Suprema – estabelecido por Stephan Harding, professor residente do Schumacher College, no Reino Unido. Estes ensinamentos são inspirados na proposta da ecologia profunda formulada, nos anos 60, por Arne Naess, filósofo norueguês que tem forte influência na visão da natureza e de sociedade em inúmeros movimentos por todo o mundo.

As orientadoras

Rita Mendonça conduz processos de aprendizagem com a natureza por meio de cursos, vivências, workshops  e atendimentos individuais para públicos interessados em educação para a sustentabilidade, educação ambiental, bem estar, ética e desenvolvimento pessoal. É escritora com diversos artigos e livros sobre Meio Ambiente e Natureza. É professora da Escola Schumacher Brasil, coordenadora no Brasil da ONG Sharing Nature Worldwide e sócia do Instituto Romã.

Maria Rosa de Freitas Alloni é psicóloga junguiana, astróloga e focalizadora de danças circulares com aprofundamento nas danças tradicionais sagradas e nos seus conteúdos simbólicos. Conduz, no Brasil e outros países, seminários sobre astrologia, símbolos e danças. É cofundadora e coordenadora do Retiro Rosa de Nazaré.

Inscrições e informações por e-mail, telefone (11 99156-2310) ou pelo site do retiro.

Fotos: Julio Bacha

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Um comentário em “Ecologia profunda e propósito de vida em workshop, em 27 e 28/2

Deixe uma resposta