PUBLICIDADE

Ecobrics: garrafas PET recheadas com lixo plástico viram tijolo ecológico nas Filipinas


Ecobric: garrafas PET recheadas com lixo plástico viram tijolo ecológico nas Filipinas

Plástico é reciclável, certo? Sim. Mas infelizmente, não no volume produzido atualmente no planeta. Todos os anos, a produção deste material sintético aumenta cada vez mais. Em 1964, foram 15 milhões de toneladas de plástico fabricadas. Em 2015, este número pulou para 322 milhões de toneladas.

Estudo recentes revelam que cerca de 5 trilhões de resíduos plásticos, pesando mais de 250 mil toneladas, boiam pelos oceanos, tirando a vida de milhares de animais marinhos, que ao confundir o lixo com alimento, acabam morrendo sufocados. E não é só. Quando jogados em aterros sanitários, estes dejetos plásticos contaminam o solo e, em centros urbanos, contribuem para piorar o problema das enchentes.

Mas a cada dia surgem novas e criativas soluções para tentar minimizar o problema e reduzir o impacto do plástico sobre o meio ambiente. Uma dessas novidades vem das Filipinas. Lá foi criado o “ecobrick”, um tijolo ecológico, feito com garrafas PET vazias que são recheadas com lixo plástico, como embalagens, canudos, bitucas de cigarro e papel filme (resíduos não biodegradáveis) e que geralmente não são reciclados.

O ecotijolo é usado na construção de bancos, cercas, divisórias e móveis modulares

As garrafas devem ser cheias em sua capacidade máxima para que os ecobricks tenham o peso necessário para garantir a segurança da construção. Por exemplo, uma PET de 250 ml deve pesar 100 gramas, uma de 500 ml 2oo gramas e uma de 1 litro entre 350 e 370 gramas.


Poluição vira solução

Nas Filipinas, a ONG responsável pelo projeto criou vários pontos de coleta no país onde as pessoas podem doar suas garrafas com lixo.

“Plástico não se decompõe, ou seja, ele praticamente dura para sempre. É importantíssimo minimizar seu uso. A reciclagem tem um limite para este material e para ser reutilizado, é necessário que a matéria-prima seja a mesma. Além disso, só é possível derretê-lo e reusá-lo um certo número de vezes”, explica Ziggie Gonzales, da organização The Plastic Solution, parceria da Ecobricks nas Filipinas.

Ótima ideia para ser replicada no Brasil, certo?

Leia também:
Estudantes ganham prêmio por projeto social usando tijolos ecológicos
Tijolo feito com plástico reciclado torna construção mais sustentável
ONG transforma plástico triturado em tijolo no interior de São Paulo
O tijolo amigo do passarinho
Tijolo de mandioca é triplamente ecológico
Refugiado constrói casas com garrafas plásticas, mas resistentes ao clima do deserto

Fotos: divulgação Ecobricks

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ellen
Ellen
4 anos atrás

Otima materia, muito obrigada! Estou fazendo um projeto para implementar em uma comunidade rural na amazonia boliviana. Gostaria de saber onde vc obteve a informacao sobre o peso das garrafas segundo o volume de cada uma, por gentileza.
Abracos

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE