Down News: contra o preconceito, jovem com síndrome apresenta seu cotidiano em vídeos semanais


Atualizado em 21/3/2018

Daniel Lino de Miranda, o Dani ou Danny, não nasceu para deixar a vida passar. Nem para aceitar as limitações impostas pela síndrome de down e pela sociedade, em geral preconceituosa.

Desde que se deu conta da realidade que enfrentam as pessoas com Down e de seu potencial criativo, não para de inventar ações para transformar o que está posto e fazer a diferença. Sua sorte é ter nascido numa família linda, que o acolhe e apoia em suas ideias e – de certa forma – aventuras. Aliás, sorte não, né? Afinal, quando a gente tem o coração do tamanho do mundo, só pode atrair gente boa. E isso acontece com ele não só no âmbito familiar, como pessoal, profissional, amoroso.

Danny tem 23 anos, mora em Campinas com a família – pai, mãe, um irmão e duas irmãs – e cursou a faculdade de Design e, no ano passado, fazia estágio duas vezes por semana na agência Finco, de Daniel Pauli. Em pouco tempo, Daniel se apaixonou por seu jeito animado e muito simples e propôs desenvolverem um projeto para ajudar na missão a que Danny se propõe em suas andanças: acabar com o preconceito contra as pessoas com Down e incentivar a inclusão.

Danny não pensou duas vezes, claro! E assim nasceu o Down News, em 2017: um canal de notícias apresentado por ele, semanalmente, no You Tube. Na verdade, é um canal de boas histórias, mais do que de notícias.

“A sociedade ainda não se habituou com as pessoas com Down. Quero lutar contra o preconceito”, diz ele. “Chega de sofrer, de se esconder! Quero mostrar que somos capazes de tudo sozinhos: fazer comida, malhar, ir ao cinema, encontrar os amigos no bar. Não somos coitadinhos! As pessoas podem não entender a gente, mas nós vamos ensiná-las”.

O canal Down News foi ao ar em 10 de março de 2017. “Publicamos vídeos curtos, semanais, toda sexta-feira, e cada vídeo sobre um tema”, explica Daniel. Com um dia de projeto, a repercussão do programa foi incrível. “Ainda temos muito a melhorar, mas rapidamente conquistamos 53 inscritos e comentários das pessoas dizendo que queriam ver mais”, disse ele na época.

Até agora (março de 2018), Danny publicou 55 vídeos e tem quase mil inscritos em seu canal. No primeiro vídeo, que aparece no destaque, ele se apresentou, falou do projeto e de sua maneira de ver o mundo e do preconceito contra os downs.

Logo no segundo programa, falou de Carnaval. Como ele malha e adora, no terceiro conversou com seu treinador sobre a inclusão das pessoas com Down. Adivinha quem é que mais aprende nas aulas? Depois, falou de natação, de arvorismo, de cozinhar, de férias, de Matemática, Química, finanças, viagem, irmãos… O que não falta é assunto.

A trajetória com o Down News lhe rendeu novos conhecimentos, novas amizades e um convite para participar como palestrante do Congresso Internacional sobre Síndrome de Down, que acontecerá de 24 a 27 de julho, em Glasglow, na Escócia. Chique, não? Lá, ele vai contar sobre a experiência com seu programa na sessão de Lived Experience, que será transmitido pelas redes sociais. Avisaremos aqui para quem tiver interesse poder acompanhar.

Pra saber as novidades e tudo o que Danny ‘apronta’, a cada semana, melhor segui-lo em sua página no Facebook.

Foto: Divulgação

3 comentários em “Down News: contra o preconceito, jovem com síndrome apresenta seu cotidiano em vídeos semanais

  • 30 de março de 2017 em 8:11 AM
    Permalink

    Na contramão de tantos olhares incrédulos que já recebeu na vida, Danny mostra toda sua autonomia e capacidade, no seu ritmo, do seu jeito! Parabéns pela iniciativa, Danny! Obrigada por acreditar, Daniel Pauli! E obrigada por divulgar, Mônica Nunes e Conexão Planeta!!

    Resposta
    • 31 de março de 2017 em 10:15 PM
      Permalink

      Muito bacana a história do Danny, Liana! Foi um prazer divulgar esta iniciativa inspiradora. Bj

      Resposta
  • 4 de junho de 2017 em 3:00 AM
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa Danny, tenho certeza que a mudança já começou na cabeça de muitos, porque somos todos filhos de um só criador !!!

    Resposta

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.