PUBLICIDADE

Domingo tem passeio ciclístico pelos pacientes de esclerose múltipa

pedalada esclerose múltipla

No próximo domingo, 28/08, em quatro capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Florianópolis, ‎Porto Alegre e São Paulo – será realizado o Pedale por uma Causa, passeio ciclístico para chamar a atenção da população sobre a esclerose múltipla, doença que afeta 2,3 milhões de pessoas em todo mundo.

Promovido pela Associação Amigos Múltiplos da Esclerose (AME), o evento é gratuito e aberto ao público. A ideia da pedalada é unir pacientes – com ou sem mobilidade reduzida – e a população para alertar sobre a necessidade de repensar a inclusão e a acessibilidade como algo fundamental nas cidades, além de diminuir preconceitos sobre a doença e aumentar o conhecimento sobre seus sinais e sintomas.

Cerca de 50% das pessoas que desenvolvem esclerose múltipa são mulheres. Geralmente, os primeiros sintomas a serem relatados são problemas motores, sensoriais, visuais e fadiga. Até hoje, os médicos não sabem ainda exatamente o que causa a doença. Ela costuma aparecer quando o paciente tem por volta de 30 anos. A esclerose múltipla é uma doença crônica, autoimune e inflamatória, que ataca o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal)

Infelizmente, a doença ainda não tem cura. Os pacientes precisam lidar com uma série de limitações, mas há diversas terapias (além dos medicamentos), que os ajudam a melhorar sua qualidade de vida. As mais indicadas são a prática de yoga, acupuntura, massagem, hidroterapia, entre outras.

O percurso do passeio ciclístico do domingo será de 10 km e deverá ter duração de três horas. Em todas as capitais, a pedalada comecará às 9h da manhã. Confira abaixo os locais de partida:

Rio de Janeiro (RJ)
Clube Israelista Brasileiro
Rua Barata Ribeiro, 489 – Copacabana

– Porto Alegre (RS)
Velódromo do Parque Marinha do Brasil, próximo ao Monumento à Cidadania

– São Paulo (SP)
Ginásio Antônio Prado Júnior (Clube Athletico Paulistano)
Rua Colômbia, 77 – Jardim Paulista

Florianópolis (SC)
Praça de Coqueiros
Rua Capitão Euclides de Castro – Coqueiros

Para se inscrever no Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipa basta preencher este formulário e levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a entidades assistenciais locais. Os participantes vão receber camiseta oficial do evento e medalha de participação.

Quem não quiser andar de bicicleta, pode correr ou trazer os patins, patinete ou skate. O importante é reunir amigos e a família toda e prestigiar o evento na sua cidade!

E amanhã, sábado (27/08), na capital paulista, a AME promoverá a ação Balão Laranja, no Parque Villa-Lobos, entre às 9h e 13h. Serão oferecidas atividades físicas ao ar livre para todos as idades: yoga, técnicas de relaxamento e meditação e massagens.

Este mês é conhecido como Agosto Laranja, quando diversas atividades no país todo são realizadas para falar sobre a esclerose múltipla.

Imagem: divulgação AME

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE