Dois anos de Conexão Planeta

Dois anos de Conexão Planeta

730 dias. 2.096 matérias publicadas. 1 milhão e 930 mil visualizações no site. Mais de 65 mil seguidores no Facebook.

Estes são alguns dos números conquistados pelo Conexão Planeta ao longo dos últimos dois anos. Eles representam o nosso crescimento, o retorno do nosso trabalho diário, que reflete o comprometimento com a nossa missão: “Inspirar você a agir agora e transformar o planeta em um lugar melhor e mais feliz para todos”.

Mas números funcionam com pessoas racionais. Todavia, aqui no Conexão Planeta, o que nos move, sobretudo, é o coração. É a crença. Acreditamos que temos este dever. Temos o idealismo, o conhecimento e as ferramentas necessárias para espalhar e disseminar histórias e notícias relevantes e desta maneira, impactar a vida de nossos leitores.

Há dois anos, em junho de 2015, sentamos eu, Mônica e Marina (foto abaixo) na mesa de um café, em São Paulo. Ali estava plantada a semente do site Conexão Planeta. Ele nasceu, ganhou o mundo digital e já no primeiro ano, foi indicado ao Prêmio de Jornalismo Socioambiental Chico Mendes e citado na Lista de Jornalismo Independente da Agência Pública de Notícias. Uma honra e orgulho enorme para nós três!


Aliás, nós três só? Não! Somos mais de 20 atualmente. Nossa paixão e profissionalismo fez com que conseguíssemos juntar à nossa causa mais de duas dezenas de colaboradores: jornalistas como a gente ou então, especialistas nas mais diferentes áreas – Liana John, Rita Mendonça, Ana Carol Thomé, Karen Monteiro, Liliana Allodi, Mônica Ribeiro, Karina Miotto, Sandro Von Matter, Carolina Pinheiro, Fábio Paschoal, Herivelto Oliveira, José Sabino, Juliana Gatti, Julio Lamas, Maria Zulmira de Souza e Ulrich Zens, além dos fotógrafos Marcos Amend, Zig Koch, Daniel De Granville, Renato Soares, Leonardo Merçon, Adriano Gambarini, João Marcos Rosa e Rogério Assis.

Graças a uma parceria com o Instituto Alana, temos ainda os textos sobre educação e infância de Raquel Franzim, Laís Fleury, Gabriel Limaverde, Maria Isabel Barros, Tatiana Costa, Vilma Silva, Carolina Prestes, Paula Mendonça e Mariana Prado.

Também temos parcerias de conteúdo com o Observatório do Clima, Agência Fapesp, Catraca Livre e Web Radio Água.

É realmente uma rede incrível! E quer saber o mais inacreditável? Todos colaboram voluntariamente no Conexão Planeta. Sim, ninguém ganha nada! É amor pela camisa, pela sustentabilidade, pelo Brasil e pelo planeta.

Há dois anos, quando decidimos lançar o site, acreditávamos que conseguiríamos patrocinadores para apoiar e manter nosso site no ar. Vão-se lá 730 dias e ainda não sensibilizamos nenhuma empresa a financiar nosso trabalho. Tudo o que você lê diariamente no site e confere em nossas redes sociais é fruto de esforço e dedicação – sem remuneração – de nossa equipe. Não dá para negar que é difícil. Tem dias que bate o desânimo. Mas como largar uma paixão? Como deixar de lado uma missão, o nosso dever? Simplesmente impossível.

Dois anos. Rolou muita emoção, dedicação, frustração, ralação. E muito orgulho pelo que estamos fazendo.

Obrigada pela companhia diária e por fazer parte desta trajetória!

Parabéns para o Conexão Planeta e todos nós!

Foto de abertura: domíno público/pixabay

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça, de onde colaborou para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Atualmente vive em Londres.

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça, de onde colaborou para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Atualmente vive em Londres.

4 comentários em “Dois anos de Conexão Planeta

  • 13 de agosto de 2017 em 10:10 AM
    Permalink

    Parabéns pelo belo trabalhos das Sras. Que DEUS. As ilumine sempre em seus ideais, É assim mesmo. Quando se tem uma boa ação a desenvolver são muito pouco os apoiadores. Temos que fazer tudo por amor ao que estamos fazendo.
    Estou elaborando um projeto, AMIGOS DA FLORESTA. E em breve enviarei cópias para as Sras.
    e gostaria de contar com o apoio das Sras, na divulgação do projeto. Todos vão gostar dele tenho,
    certeza, é uma forma muito simples de reflorestamento. Onde busco o comprometimento de toda a
    sociedade, para execução do projeto. Um grande abç. As Sras. Aldomar.

    Resposta
  • 14 de agosto de 2017 em 12:19 PM
    Permalink

    Parabéns a equipe Conexão Planeta!!!
    É muita dedicação, muito amor à camisa, muita paixão para manter aceso o ideal de um mundo melhor.
    Obrigado por nos manter informados, por nos lembrar que também somos parte deste movimento, que estamos todos juntos. Sempre!

    Resposta
  • 15 de agosto de 2017 em 5:44 PM
    Permalink

    Parabéns pelo belo belo trabalho, esforço e dedicação. Também sou jornalista e leitor cadastrado no portal. Tenho acompanhado o empreendimento. Viva longa e sucesso ao Conexão Planeta. Abs

    Resposta
    • 16 de agosto de 2017 em 6:02 AM
      Permalink

      Muitíssimo obrigada pela mensagem carinhosa e de apoio, Fleury!
      Grande abraço,
      Suzana

      Resposta

Deixe uma resposta