Discussão no Senado sobre a proibição e a limitação do uso de plásticos no Brasil está nas suas mãos! Participe!

Discussão no Senado sobre a proibição e a limitação do uso de plásticos no Brasil está na suas mãos! Participe!

*Atualizado em 21/06/2018

No mundo inteiro há um movimento para reduzir o uso do plástico, que se tornou um dos principais problemas ambientais deste século.

Estima-se que oito milhões de toneladas de resíduos plásticos são jogadas nos oceanos por ano, e que aproximadamente 5,2 trilhões de fragmentos deste material estejam boiando ou depositados no fundo do mar, contaminando a água e matando animais, que os confundem com alimentos.

A produção global de plástico cresce assustadoramente a cada ano. Em 1964, foram 15 milhões de toneladas fabricadas. Em 2015, este número pulou para 322 milhões de toneladas.

Mas muitos países ja decidiram dar um basta ao problema. Em 2016, a França, por exemplo, proibiu a venda de copos, pratos e talheres de plástico. Neste mesmo ano, os Estados Unidos baniram o uso de micropartículas de plástico em cosméticos. Já em novembro do ano passado, mostramos aqui também que o Chile se tornou o primeiro país da América Latina a proibir uso de sacolas plásticas. E mais recentemente, em janeiro, a União Europeia anunciou um plano para ‘limpar’ o continente dessa ‘praga’ até 2030, permitindo apenas o consumo de plásticos reutilizáveis ou recicláveis e, consequentemente, reduzindo ou zerando os resíduos desse material.

Todavia, até agora, o governo brasileiro ainda não tomou nenhuma atitude para reduzir o volume de plástico utilizado em nosso país.

Pois se o governo não faz nada, chegou a hora de NÓS, BRASILEIROS, não ficarmos de braços cruzados.

Foi criada uma Ideia Legislativa na página e-Cidadania, do Senado Federal, que pede a proibição e a distribuição de canudos, sacolas plásticas e o uso de microplástico em cosméticos no Brasil. A proposta foi feita por Rodrigo de Padula Oliveira, chefe escoteiro do 7º GEMAR Benevenuto Cellini, em Niterói.

Agora é preciso a assinatura e apoio de 20 mil pessoas para que a Ideia Legislativa seja encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, discutida pelos senadores e assim, receba um parecer e possa se tornar um projeto de lei.

O objetivo com a diminuição do uso de plásticos no país é reduzir drasticamente a quantidade de material depositado em lixões, rios, lagoas, praias e oceanos, permitindo a recuperação da fauna e flora terrestre e marinha, reduzindo o impacto humano nestes ambientes.

A Ideia Legislativa sugere que seja proibida a distribuição de canudos e sacolas por parte dos estabelecimentos comerciais e a produção de cosméticos esfoliantes como sabão, sabonete, pasta de dente e outros itens de higiene e beleza.

A iniciativa de criar uma Ideia Legislativa foi inspirada no projeto Mares Limpos, da União dos Escoteiros do Brasil, em parceria com a ONU Meio Ambiente, para incentivar a mudança de hábitos dos escoteiros, em relação ao consumo excessivo de plástico.

Vamos lá, faça a sua parte! Só são necessárias 20 mil assinaturas! Participe, divulgue na sua timeline e chame familiares e amigos para se engajar nesta luta por um Brasil mais limpo e sustentável! Assine já aqui!

___________________________________________________________________________________________________________________

*Graças a enorme repercussão e mobilização popular, agora há um projeto de lei que discutirá a proibição da distribuição de canudos e sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, bem como a produção de produtos de higiene pessoal e cosméticos esfoliantes, tais como sabão, sabonete e pasta de dente, entre outros, que usam microplásticos como componentes.

Para você acompanhar as discussões do projeto, acesse este link

 

Leia também:
Em apenas um ano, Israel reduz pela metade o descarte de sacolas plásticas em seu litoral
Londres vai instalar bebedouros pela cidade para combater uso de garrafas plásticas

Quer sacola plástica? Então pague por ela!
União Europeia contra o plástico
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Foto: domínio público/pixabay

2 comentários em “Discussão no Senado sobre a proibição e a limitação do uso de plásticos no Brasil está nas suas mãos! Participe!

  • 27 de fevereiro de 2018 em 1:28 AM
    Permalink

    Pessoal, não deixe de entrar no link para votar favoravelmente, deixar o apoio. O pessoal está compartilhando mas alguns não estão confirmando o apoio.

    Resposta
  • 13 de abril de 2018 em 10:14 PM
    Permalink

    Sou contra o uso de muito plasticoc

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.