Discussão no Senado sobre a proibição de novos agrotóxicos e a proteção de abelhas no Brasil está nas suas mãos! Participe!

Discussão no Senado sobre a proibição de novos agrotóxicos e a proteção de abelhas no Brasil está nas suas mãos! Participe!

No Brasil, estima-se que 90% de quase 5 mil municípios do país terão perdas de abelhas e outros polinizadores em 30 anos, revelou um estudo publicado em 2017 (leia mais aqui).

A redução da população desses insetos é um problema que acontece no mundo inteiro, provocado pela perda de habitat, desmatamento e uso de agrotóxicos nas lavouras. A consequência da queda no número de polinizadores no meio ambiente é um risco à segurança alimentar da população do planeta: eles são essenciais na produção de diversos cultivos.

Tal é a gravidade da situação, que recentemente, como mostramos aqui, neste outro post, uma petição popular virou lei para proteger as abelhas na Alemanha. Foram 1,7 milhão de assinaturas coletadas em pouco mais de um mês. Devido à enorme pressão, o governo da Bavária desistiu de realizar um referendo sobre o tema e simplesmente transformou o anseio popular em lei. Palavra por palavra!

Em outro movimento similar, em maio do ano passado, a Europa proibiu o uso do neonicotinóide, agrotóxico mais usado no mundo todo, em uma decisão histórica, ao banir a substância apontada por vários estudos científicos como sendo responsável pelo declínio das abelhas.

Agora, está na mão, de nós brasileiros, tomar uma atitude a respeito dessa questão, que também nos afeta.

Foi criada uma Ideia Legislativa na página e-Cidadania, do Senado Federal, que “propõe a proibição de novos agrotóxicos e a revisão do licenciamento dos mesmos com comprovação científica na redução da população de abelhas e demais polinizadores, favorecendo o futuro da produção agrícola e a preservação de espécies nativas brasileiras, hoje ameaçadas”.

O texto recomenda ainda o estímulo à apicultura para pequenos e médios produtores e a criação de oásis urbanos e rurais para estimular a conservação e reprodução de polinizadores, principalmente nativos do Brasil, com obrigatoriedade da criação dos mesmos por grandes produtores rurais e o desenvolvimento de projetos de impacto ambiental, em áreas de mata nativa e protegidas.

A proposta foi feita por Rodrigo de Padula Oliveira, chefe escoteiro do 7º GEMAR Benevenuto Cellini, em Niterói. Esse brasileiro, super engajado nas causas ambientais, já conseguiu transformar outra ideia legislativa em projeto de lei, que pede a restrição de uso de plástico no país e ganhou enorme apoio popular.

Para que a Ideia Legislativa sobre a proibição de novos pesticidas para proteger as abelhas se torne uma Sugestão Legislativa, ela precisa ter 20 mil assinaturas até o dia 9 de setembro.

O governo brasileiro não parece estar preocupado com esse problema. Pois se nossos políticos não fazem nada, chegou a hora de NÓS, BRASILEIROS, não ficarmos de braços cruzados. Vamos seguir o exemplo dos alemães!

Vamos lá, faça a sua parte! Só são necessárias 20 mil assinaturas! Participe, divulgue na sua timeline e chame familiares e amigos para se engajar nesta luta! Assine já aqui!

Leia também:
S.O.S.: as abelhas pedem socorro
Abelhas podem estar se tornando ‘viciadas’ em agrotóxicos, revela estudo
Cadê as abelhas, os besouros e as formigas que estavam aqui? Estudo revela dramático declínio de insetos no planeta
Abelhas e outros polinizadores são ameaçados pelo desmatamento e pelos agrotóxicos no Brasil
Vitória proíbe uso de neonicotinóide, agrotóxico que mais mata abelhas no mundo

Foto: domínio público/pixabay

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.