Dinamarca quer alimentos com rótulos sobre impacto ao meio ambiente e ao clima

Dinamarca quer alimentos com rótulos sobre impacto ao meio ambiente e ao clima

O governo dinamarquês começou a discutir uma proposta esta semana que pode fazer com que a população saiba exatamente o impacto daquilo que come sobre a natureza e as mudanças climáticas.

A iniciativa tem o apoio do Conselho de Agricultura e Alimentos da Dinamarca, organização da indústria alimentícia do país, que acredita que a medida pode colaborar para melhorar as práticas da agricultura que têm um efeito mais positivo sobre o clima.

“Todo mundo sabe que a produção de alimentos afeta o clima, mas se todos cultivassem como nós fazemos aqui na Dinamarca, o mundo seria um lugar melhor”, diz Morten Hoyer, diretor do conselho.

Os escandinavos estão entre os mais avançados do mundo na questão da sustentabilidade. Em 2016, a Dinamarca anunciou o investimento de milhões para dobrar a produção de orgânicos até 2020. Os dinamarqueses são os maiores consumidores globais de alimentos sem agrotóxicos e na época, planejavam aumentar ainda mais a área de produção de plantio de orgânicos.

Há dez anos o país já trabalha com a Comunidade Europeia para tentar implementar um rótulo que mostre o impacto da produção de um alimento sobre o meio ambiente e seu papel nas mudanças climáticas. Mas certamente não será fácil desenvolver o modelo.

Hoyer explica, por exemplo, que é preciso levar em conta também o valor nutricional dos produtos. No caso de um refrigerante, sua fabricação pode não ter uma influência grande sobre o meio ambiente, mas ele não adiciona nada à dieta alimentar das pessoas, pelo contrário.

Mas não há dúvidas sobre a responsabilidade de alguns setores sobre o aquecimento global. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a pecuária representa 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera feitas pelo ser humano. Entre suas principais consequências está o estímulo ao desmatamento.

É preciso levar em conta ainda outros fatores: o quanto de pesticida é utilizado para o cultivo de certo produto ou quanto água ele consome para ser produzido.

Com um consumidor mais bem informado, certamente suas escolhas serão diferentes na hora de decidir o que levar para a mesa. Ele poderá comer com a consciência limpa de que o alimento escolhido não ajuda a destruir ecossistemas e levar à extinção espécies de animais.

*Com informações da CNN Environment 

Leia também:
WeFood: supermercado que só vende produtos fora do prazo de validade é inaugurado na Dinamarca
Dinamarca bate novo recorde mundial: 42% da energia produzida no país é eólica
Dinheiro que financia soja, pecuária e consequente desmatamento na Amazônia vem de paraísos fiscais
Nossa fome insaciável por carne está destruindo o planeta
Plantio de soja no Brasil expande 310% nos últimos anos e em grande parte sobre áreas de vegetação nativa

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.