Dia Internacional das Florestas: plante árvores e se mobilize por um futuro mais verde

O Dia Internacional das Florestas é um dos inúmeros dias criados com a missão de sensibilizar a humanidade para a importância da natureza em sua plenitude e riqueza para a vida humana. A resolução da ONU, de 21 de dezembro de 2012, foi criada para encorajar todos os países membros a organizar atividades relacionadas a todos os tipos de florestas e, assim, o dia 21 de março foi declarado o Dia Internacional das Florestas.

Entre as atividades indicadas para essa celebração estão plantios de árvores, ações comunitárias e encontros nacionais que envolvem arte, fotografia e filmes, como também ações nas mídias sociais. Dessa maneira, todas as pessoas podem participar.

Com a resolução, o secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, em colaboração com a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimento e Agricultura, deve facilitar a implementação do Dia Internacional das Florestas junto aos governos internacionais de todo o mundo.

E, em cada ano, um tema ligado às florestas é escolhido como norte. Todos sempre muito relevantes, veja: em 2013, foram tratados os aspectos da Floresta no Contexto da Paisagem; em 2014, A importância do Monitoramento das Florestas; em 2015, Florestas e Mudanças Climáticas e, em 2016, o tema Florestas e Água.

O tema de 2017 é Florestas e Energia com foco específico no papel da energia da madeira para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do desenvolvimento sustentável e da mitigação das mudanças climáticas.

No site oficial da FAO para o dia de hoje, há mensagens-chave elaboradas para o tema, que traduzi do inglês e reproduzo abaixo. Começo pela apresentação:

A energia da madeira é uma grande fonte renovável no mundo, uma energia que pode promover o desenvolvimento econômico. Ao plantar árvores nas cidades pode-se otimizar a vida urbana e reduzir o consumo energético; promove-se a mitigação das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável. Florestas e Energia, agora e em um futuro de economia verde.

  • A madeira como fonte combustível é responsável por cerca de 40% do total das fontes de energia do planeta, tanto quanto a energia solar, hidroelétrica e eólica combinada;
  • Cerca de 50% da produção total de madeira (cerca de 1,86 bilhões de metros cúbicos) é utilizada como energia em cozinhas, para aquecimento e geradora elétrica. Para 2,4 bilhões de pessoas, a madeira como combustível significa uma refeição cozida e mais nutritiva, água fervida e uma casa aquecida;
  • Quase 900 milhões de pessoas, a maioria de países em desenvolvimento, estão envolvidas com o setor de produção de madeira como combustível em trabalhos de meio período ou período integral.
  • Modernizar o setor da energia madeireira pode ajudar a revitalizar a economia rural e estimular o desenvolvimento empresarial. Mais investimentos na produção de madeira como fonte de energia e combustíveis avançados podem garantir retorno para financiar uma melhor gestão das florestas, com mais florestas plantadas e mais empregos;
  • Árvores plantadas em locais estratégicos e com planejamento adequado em áreas urbanas pode amenizar a temperatura, resfriando o ar entre 2 e 8 graus Celsius;
  • Globalmente, as florestas contêm energia 10 vezes maior que o total de energia primária consumida em todo o mundo. Por isso, elas possuem potencial significativo como energia renovável para suprir a demanda global;
  • Grandes investimentos em inovação tecnológica e manejo sustentável das florestas são essenciais para ampliar o papel das florestas como a maior fonte de recursos de energia renovável. Desta maneira, investiremos no futuro sustentável, em concordância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e na visão de ampliar a economia verde;
  • Ampliar os equipamentos domésticos sustentáveis, os bosques comunitários e o uso de fornos e fogões a lenha mais eficientes são medidas que oferecerão acesso a energia barata, confiável e renovável a milhões de pessoas.

São tantos os materiais disponíveis no site da FAO, com muitas referências incríveis para quem trabalha com árvores e florestas no dia-a-dia. Recomendo muito passar um tempo assistindo aos vídeos e lendo os relatórios disponíveis, por ocasião do Dia Internacional das Florestas.

Aqui no Brasil, em 19 de março, foram realizadas grandes mobilizações de plantio que, nas redes sociais, ganharam a hashtag #PlantioGlobal. Com ela, é fácil ter acesso a tudo que foi publicado sobre o dia. Só em São Paulo foram plantadas mais de 500 árvores, muitas em parques municipais, com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O Instituto Árvores Vivas, que criei em 2006, participou de algumas dessas mobilizações (com a KKL Brasil e a equipe do Círculo Macabi), plantando nove árvores nativas de grande porte na zona norte da cidade, como jatobás, paineiras, copaíbas e tamboril.

Outra hashtag interessante para pesquisar é a do próprio Dia Internacional das Florestas – #IntlForestDay – que reúne vídeos da campanha Como a floresta te energiza, apresentando plantios, mobilizações ou simplesmente sua(s) árvore(s) preferida(s), o bosque predileto ou até florestas com as quais as pessoas adoram conviver ou adorariam conhecer. Veja como participar.

Plantar árvores é uma prática essencial para se adotar e realizar com amigos, família e, até, como uma iniciativa individual desde criança. O hábito e a oportunidade de contato com árvores e florestas fazem com que junto nos sintamos “em casa”. Passamos a sentir mais proximidade, que são queridas, são parte de nós. Somente assim plantaremos amor por árvores e florestas no coração das crianças, seja as que estão correndo felizes por ai, seja as que habitam o interior de nossas almas.

Na pesquisa que fiz para escrever este post, me encantei por um dos filmes premiados no Festival de Filmes de Florestas: o Minha Floresta. Não tem legendas em português, mas é, essencialmente, uma poesia visual que, como dito no próprio filme, “plantar árvores enche nossos olhos de lágrimas, deixando a visão marejada, como quando me junto àqueles que me são queridos”.

Feliz Dia Internacional das Florestas! Desejo que ele possa ser celebrado todos os dias e que possamos aprender mais sobre elas a cada minuto e nos apaixonar mais por cada elemento que faz uma floresta ser rica, única e insubstituível.

Imagem: Reprodução campanha ONU

Deixe uma resposta

Juliana Gatti

Mestranda na área de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, sua pesquisa dedica-se a avaliar a influência da natureza na qualidade de vida de crianças e sociedade. Idealizou o Instituto Árvores Vivas em 2006, onde promove ações de conexão com a natureza por meio de apreciação, restauração e fomento da cultura ambiental.