Dia de Doar: por mais práticas, todos os dias!

dia-de-doar-800x445
Claro que não é preciso ter um dia marcado para doar. Eis uma prática que, para funcionar, tem que ser espontânea, natural. Mas mesmo que isso pareça tão claro, é incrível como a maioria das pessoas ainda não compreende as benesses e a importância da doação. E, por isso, esse dia foi criado em 2012, nos Estados Unidos, logo depois do Thanksgiving Day, e ganhou o nome de Giving Tuesday. Em pouco tempo, tornou-se Giving Day ou Dia de Doar e, desde então, é assim que tem sido disseminado em mais de 80 países.

No Brasil, a primeira celebração aconteceu em 30 de novembro de 2013, mas não teve nenhuma ligação com a campanha global. E a ideia só se expandiu com a criação do Movimento por Uma Cultura de Doação – que reúne organizações e pessoas dispostas a disseminar o tema e é gerida pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos -, que se juntou à campanha mundial e adotou a mesma data: a primeira terça após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), celebrado nos Estados Unidos e no Canadá.

O Dia de Doar é um convite para pensarmos sobre o assunto – doar e doar-se – e pra que adotemos essa prática diariamente. Porque todos temos algo para doar. Pode ser tempo, dinheiro, atenção, um talento, roupas, sapatos, objetos, sangue, medula óssea, olhos, o coração, literalmente. Por isso, a ideia dessa campanha é incentivar todos a serem doadores, em qualquer momento, mas também de uma forma especial nesse dia.

Assim, além de divulgar o Dia de Doar nas redes sociais, entre amigos, familiares, no trabalho, em seu prédio ou bairro, você ainda pode revelar o que você pretende fazer nesse dia no site da campanha e, depois, compartilhar sua declaração no Facebook, no Twitter ou no Instagram, com a hashtag #DiaDeDoar. Assim, poderá inspirar mais pessoas para a prática da solidariedade, da compaixão e do altruísmo.

Campanhas de apoio, crowdfunding e petições

Se você tem jeito para lidar com gente – adultos, idosos ou crianças -, há instituições especializadas em fazer a curadoria de causas sociais, como a ONG Atados. Não é à toa que seu slogan é “juntando gente boa”. Mas se você prefere não se envolver assim, mas quer ajudar ou já pratica algumas pequenas ações no dia a dia e quer diversificar, pode aderir a campanhas de instituições ambientais (como as do Greenpeace), sociais (Médicos Sem Fronteiras, Action Aid) ou pelos animais (Arca BrasilAnda, HSI Brasil). A ajuda pode ser financeira, mas também de divulgação.

E ainda existem as campanhas de crowdfunding, que pipocam pela internet, com ações pontuais  (como Além da Cura pelas mulheres com câncer ou Expedição Garupa, para empoderar uma comunidade e incentivar o turismo comunitário) ou contínuas (como a do Engajamundo, grupo de jovens ativistas pelo clima). No mês passado, o IDIS – Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social criou uma campanha para dar andamento à pesquisa para mapear a doação de dinheiro no Brasil. E foi super bem sucedido.

Com a tragédia do Rio Doce, por exemplo, surgiram duas campanhas muito bacanas, que vale apoiar: Rio Doce Help (para financiar ações e doações para as vítimas das cidades impactadas pela lama tóxica da Samarco) e do GIAIA, grupo de cientistas que está analisando as reais condições do Rio Doce para apresentar relatório imparcial para os brasileiros (noticiamos aqui no Conexão). Ambas já ultrapassaram a meta, mas quanto mais ajuda financeira tiverem, melhor, né? É por uma boa causa.

Assinar petições online também faz parte desse exercício da doação (Avaaz, Change) e não envolve dinheiro, apenas um pouco de tempo para analisar a proposta e indicar seu e-mail. E claro que é sempre bom acompanhar.

Todas estas campanhas são ótimos exercícios para tornar a doação parte das nossas vidas já que estão muito presentes nas redes sociais – onde boa parte de nós transita todos os dias – e não exigem grandes investimentos para integrar uma rede bacana e que tem a ver com nossos valores.

Então, não pense duas vezes para aderir à prática. Mas pense duas ou três vezes se achar melhor deixar para depois. A doação faz bem para quem recebe, sim! Mas mais ainda para quem doa.

Abaixo, vídeo sobre o #DiaDeDoar:

Imagem: Divulgação

Leia também:
A história do investimento social no Brasil, em um emocionante documentário
Doação de cabelos no metrô resgata autoestima de mulheres com câncer

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.