Desafio ‘Todo Dia Lá Fora’: um convite para ficarmos mais perto da natureza

Um novo ano vem chegando e, por aqui, a frase “no ano que vem vamos…” já está muito presente. Muita gente dizendo o que quer fazer no próximo ano. Nós, do programa e do blog Ser Criança é Natural, também. E queremos compartilhar uma de nossas resoluções de ano novo, com vocês: vamos estar do lado de fora todos os dias!! Mas este desejo precisa de explicação.

Estar “do lado de fora” não é só sair de casa e mover-se para outro lugar. O que queremos dizer é que vamos estar todos os dias numa relação direta e sensível COM e NA natureza. E pra espalhar essa nossa vontade pra quem quiser vir conosco criamos um desafio – Todo Dia Lá Fora -, que ganhou a hashtag #TodoDiaLáForaSCN.

E já que é um desafio, a gente precisa organizar pra valer! Não para competir ou comparar nossa experiência com a de outras pessoas mas, sim, para que nossas saídas se tornem hábitos e a gente chegue a um ponto em que não consegue mais ficar sem. Se o desafio não tiver regras ou diretrizes, cada dia faremos de um jeito, acabaremos protelando o passeio e, quando percebermos, lá estaremos nós do mesmo jeito: sem ânimo e dentro de casa, “do lado de dentro”.

Então, eis aqui as sugestões que indicamos para uma boa performance, neste desafio:

  1. Toda saída deve durar no mínimo 15 minutos, mas não tem duração máxima. Ter um tempo mínimo para as ações é importante para não desanimar logo no início. E o que são 15 minutinhos? Aos poucos, você pode ir aumentando, ou organizar tempos diferentes de acordo com a sua rotina. Mas 15 minutos lá fora, todos os dias, são um compromisso, combinado?
  2. Esteja presente no que estiver fazendo. Desligue o celular. Observar de que forma o mundo te afeta. O que te chama mais atenção? Sinta o fluxo do seu mundo interno com o externo. Como você intermedia isso? Deixa fluir? Tem bloqueios, receios, medos? É difícil? É tranquilo? Comece observando a respiração e como ela te permite pulsar junto com os demais seres vivos. E siga o caminho que seu coração indicar.
  3. Encha as memórias do seu corpo – se for registrar algum momento, fotografe pouco com o celular, mas com bom olhar, um olhar dedicado (escrevemos um post sobre isso: pra que fotografar tudo?). Perceba a temperatura, as cores, as luzes. Brinque, crie… descubra e experimente as novidades dos mesmos lugares.
  4. Por fim, anote tudo o que te encantar no Naturário do nosso programa Ser Criança é Natural (saiba mais, abaixo): deixe lá suas impressões sobre tudo que foi novo e impactante no percurso, observações das transformações da natureza no seu entorno, como você percebeu o mundo… e o que mais quiser deixar registrado.

Este desafio Todo Dia Lá Fora foi desenvolvido por nós para todas as crianças e suas famílias, e também para todos – adultos, jovens e crianças – que quiserem aprofundar sua conexão com a natureza e incluir, em sua rotina, o hábito de estar lá fora.

E pra engajar mais pessoas nesse desafio, compartilhe suas postagens e use a hashtag #TodoDiaLáForaSCN.

Vamos lá pra fora brincar com a natureza?

O Que é Naturário

O Naturário Ser Criança é Natural é o nosso calendário-convite para observar a natureza todos os dias, e registrar essas descobertas e percepções. Este é o 3º ano em que lançamos esse material e, desta vez, o fizemos com a participação dos nossos leitores, por isso, tem novidade.

Agora, tem as fases da lua, as estações do ano e espaços diários para registrar as suas observações. Faça o download gratuito.

Fotos: Renata Stort

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

Deixe uma resposta