#DesafioEscolasMaresLimpos: ONU convida estudantes a criarem projetos para reduzir consumo de plásticos descartáveis

Que tal participar de um desafio mundial na volta às aulas? Sim, professores, professoras e estudantes de todo o mundo podem participar desta mobilização da ONU Meio Ambiente para ajudar a desenhar um futuro mais limpo para nossos oceanos e, por consequência, para a vida de nossos filhos e netos.

A proposta Desafio de Volta às Aulas Mares Limpos é reduzir o consumo de plásticos descartáveis nas escolas e no dia a dia das crianças brasileiras já que este é um dos grandes desafios da atualidade.

A ideia é que, juntos, educadores e alunos desenvolvam um projeto para redução do uso desses plásticos na escola e também no cotidiano das crianças e de suas famílias, que deverá ser implementado durante o primeiro semestre. A intenção é que o projeto seja desenvolvido de forma lúdica e coletiva, ajudando a ampliar a consciência dos envolvidos a partir de múltiplas atividades.

O desenvolvimento e o resultado do projeto devem ser documentados em fotos, vídeos e textos e compartilhados em um site na internet até o dia 30 de junho, com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos.

Os participantes também devem enviar o link do site, as informações listadas no documento do desafio (no qual há também sugestões de atividades para os professores trabalharem em sala de aula) e uma breve apresentação do projeto e seus resultados. Tudo em inglês.

Esse mesmo desafio já foi realizado em escolas do Hemisfério Norte do planeta. Agora é vez do Hemisfério Sul. Logo, os resultados de ambos serão divulgados no site da ONU Meio Ambiente. Do Brasil, ainda em agosto deste ano. Os prêmios para as escolas vencedoras serão divulgados em breve.

O intuito da ONU Meio Ambiente é promover a criatividade e a troca de experiências, criando um movimento lindo de respeito ao planeta. As melhores ideias certamente servirão de grande inspiração para outras escolas e comunidades.

Foto: Divulgação/ONU Meio Ambiente

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta