PUBLICIDADE

Depois de 25 anos, China volta a liberar comércio de ossos e chifres de tigres e rinocerontes


Depois de 25 anos, China volta a liberar comércio de ossos e chifres de tigres e rinocerontes

*Atualizado em 12/11/2018

Parece mesmo que o mundo vive dias de escuridão. Em muitos países há notícias de retrocessos, que colocam em risco a sobrevivência de ambientes naturais e da vida selvagem.

É exatamente o que acontece na China. O governo daquele país anunciou a revogação de uma lei de 1993, que havia proibido o comércio de partes do corpo de tigres e rinocerontes, sobretudo, ossos e chifres, muito utilizados na medicina tradicional do Oriente.

Segundo o comunicado oficial do Conselho de Estado da República Popular da China, só será permitido o abate de animais criados em fazendas (cativeiro) e o governo se compromete a fiscalizar o setor.

Continua proibido, entretanto, a importação e a exportação desses “produtos” e o uso de animais selvagens para estes fins.

Todavia, ambientalistas receberam a notícia com profunda consternação e preocupação. Dada a enorme demanda do mercado asiático para os “medicamentos” feitos com pó de tigres e rinocerontes, como o governo conseguirá controlar e distinguir o que tem origem em animais de cativeiro e aqueles caçados e mortos ilegalmente na natureza?

“A medida pode encobrir as atividades do tráfico ilegal e estimular uma prática que estava em declínio desde a proibição de 1993”, afirmou Margaret Kinnaird, do WWF-International, em entrevista ao jornal The Washington Post.

Especula-se que a pressão para reverter a proibição vem dos produtores de animais em cativeiro, não do mercado de medicina alternativa. Estimativas revelam que há mais de 6 mil tigres vivendo em fazendas na China.

Espécies em risco de extinção

Antigamente, tigres asiáticos eram encontrados em diversos países daquele continente. A população, que um dia chegou a 100 mil, hoje beira os 3.900 indivíduos. Cientistas acreditam que os tigres estejam praticamente extintos no sudeste da China, Cambódia, Vietnã e Lao.

Rinocerontes brancos também estão ameaçados de extinção. Suas presas são comercializadas na China e no Vietnã como remédios, por isso, são mortos por traficantes.  O quilo do chifre do animal é vendido por até 50 mil dólares. Em 2014, 1.215 rinocerontes foram brutalmente abatidos na África do Sul. Sete anos antes, “apenas” 13 indivíduos foram assassinados.

Em março deste ano, morreu o último macho de rinoceronte branco do norte do mundo. Com 45 anos, Sudan era a esperança derradeira para a reprodução desse rinoceronte africano. Mas doente e sofrendo muito, ele precisou ser sacrificado.

Da mesma maneira, os rinocerontes pretos sofrem com o declínio de sua população. No passado, eram os mais numerosos. Mas, em 2015, eram apenas 5 mil deles vivendo livremente. Hoje, ambientalistas dizem que este número já deva ser bem menor. Se nada for feito para acabar com a caça e o contrabando de chifres, eles desaparecerão do planeta.

Existem cinco espécies de rinocerontes, três na Ásia e duas na África subsaariana: de java, de sumatra, indiano, negro e branco. Este último, é dividido em duas subespécies, o branco-do-norte e o branco-do-sul.

__________________________________________________________________________________________________

*Devido a protestos no mundo inteiro, o governo chinês anunciou que voltou atrás na decisão e irá rever a revogação da lei, mas não informou entretanto, se definitivamente. 

Leia também: 
Foto vencedora do Wildlife Photographer of the Year mostra o extermínio de uma espécie
Tinder pede que usuários retirem selfies com tigres de seus perfis
Registro de filhotes de tigres ameaçados de extinção provoca comemoração na Tailândia
Selfies com tigres podem financiar o tráfico de animais

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Difícil admirar esse país nas qualidades que, óbvio, deve possuir, mas geralmente as notícias que o relacionam aos animais de qualquer espécie, são dantescas, sinalizando que escasseia compaixão no coração desse povo teimoso e refratário à ideia de engajar-se com os movimentos do Planeta, de respeito, proteção, preservação, acolhimento e veneração aos animais. Não é mais possível dizer que animais não sofrem, sentem dor, angústia e medo assim como nossos pais e filhos humanos sofrem e nada, nada mesmo, justifica a barbárie contra eles, nem mesmo salvar seres humanos com pedaços do que restou deles. Imprescindível apreciar o valor dos animais no que têm de mais importante, sentimentos inatos, como os nossos, emoções sublimadas até, como aquelas que, às vezes possuímos. Prioridade é o seu direito de viver, o privilégio de serem livres e sua inviolável condição de criaturas concebidas à nossa semelhança, tanto quanto, parecemos mas não somos, criados à semelhança Dele. “Não é mais possível dizer que não sabíamos”, porque sabemos. Animais sofrem e faze-los sofrer de propósito, é sinal de atraso, involução, ignorância, selvageria, incultura e barbarismo de qualquer povo, porque nenhuma tradição, costume ou legado devem ser preservados, ao contrário, devem ser extintos, se o preço a pagar for a morte de inocentes que a Justiça distraída e tendenciosa não contabilizou como VÍTIMAS.
https://veja.abril.com.br/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low/

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE