Daniel Mello é o grande vencedor do 3o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

Daniel Mello é o grande vencedor do 3o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

O flagrante das duas araras-azuis brincando conquistou o maior número de pontos entre o júri de fotógrafos profissionais e também, mais curtidas dos internautas nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), por isso, Daniel Jorge de Menezes Mello é o grande vencedor do 3o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais, em parceria com o Observatório de Justiça e Conservação (OJC).

“O dia ainda estava nublado, no Pantanal de Corumbá (MS), quando este casal de araras-azuis pousou numa grande árvore pantaneira para repousar após a alimentação matinal. Ficaram ali por muitos minutos, e de repente, notei que as nuvens estavam se afastando e o dia começou a clarear”, contou Daniel. “Me posicionei à favor da luz, esperando que elas fizessem alguma coisa inusitada. E como se fosse algo orquestrado, as araras iniciaram uma espécie de ritual de cortejo, que começou com carícias e terminou numa grande brincadeira, com as duas penduradas de cabeça para baixo”.

O júri da edição de 2019 do nosso concurso de fotografia foi composto pelos fotógrafos, colaboradores do Conexão Planeta, Daniel De Granville, Zig Koch, Adriano Gambarini, Leonardo Merçon, Augusto Nunes e Renato Soares.

Estes profissionais, com anos de experiência e prêmios internacionais em seus currículos, analisaram a técnica, a composição (posicionamento dos elementos dentro do quadro), a ação que a imagem mostra (comparando, por exemplo, com um bicho que está parado sem fazer nada), a raridade da cena e das espécies registradas.

Daniel Mello é o grande vencedor do 3o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

Daniel é de Queimados, no Rio de Janeiro, e trabalha com ecoturismo, com foco em observação de aves.

Em 2015, junto com o irmão, Gabriel, produziu um guia de campo sobre as espécies de pássaros da região da Serra dos Órgãos (leia mais sobre o trabalho de Daniel aqui).

Graças à parceria com o OJC, que pelo segundo ano consecutivo apoia a iniciativa da realização do concurso fotográfico do Conexão Planeta, Daniel ganhará um celular de última geração, modelo smartphone Quantum Muv Up, dual chip Android, tela 5.5”, Octa Core, 32 GB, 4G, com câmera 13 MP.

Parabéns, Daniel!

Nossos muitos agradecimentos!

A primeira edição do Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais foi realizada em 2017 e teve como vencedor, o biólogo carioca Felipe Tubarão. No ano passado, quem faturou o prêmio foi, a também bióloga, mas paulista, Vanessa Kanaan.

Nossa intenção ao promover a competição é, além de valorizar novos talentos da fotografia de animais no país, estimular a proteção e conservação da fauna nativa brasileira.

E mais uma vez, precisamos agradecer muita gente pelo sucesso dessa nova edição. Em primeiro lugar, ao Observatório de Justiça e Conservação, uma instituição que trabalha para tornar públicas ações e inações do poder público quando o assunto é conservação da Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como a Floresta com Araucária e os Campos Naturais, ambos localizados no Paraná, onde a entidade está sediada. Aqui está o nosso muito obrigado ao OJC e que nossa parceria possa durar muitos anos!

Também temos que agradecer ao olhar apurado e talentoso dos seis fotógrafos que toparam analisar e selecionar as imagens enviadas pelos internautas.

Por último, um “muitíssimo obrigada” aos centenas de participantes do concurso, que inscreveram suas fotos e flagrantes belíssimos, enviados dos mais diferentes cantos do país. Valeu, continuem protegendo nossos animais, com suas câmeras e celulares na mão!

Fotos: Daniel Jorge de Menezes Mello/divulgação 3o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais e reprodução Facebook

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.