Daniel De Granville é o grande vencedor do 1o. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura

ariranha-daniel-grandville-800
A foto da ararinha – que inaugurou o blog coletivo Por Trás das Câmeras, aqui no site Conexão Planeta, venceu o Prêmio Luiz Claudio Marigo do 1º. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura – Associação dos Fotógrafos de Natureza.

Ela foi considerada pelo júri a melhor fotografia entre as 4.400 inscritas. Seu autor é o fotógrafo e biólogo Daniel De Granville, que mora em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Cada uma das cinco categorias do concurso – Paisagem Brasileira; Fauna; Flora, Fungos e Pequeno Mundo; Subaquática e O Homem e a Natureza – teve uma foto vencedora e quatro menções honrosas. A foto da ariranha venceu a categoria Subaquática, na qual Granville ainda ganhou uma menção honrosa com uma imagem de peixes. Os demais indicados foram: Marcio Cabral, de Brasília (DF), Eduardo Oliveira Bastos, de São José (SC) e Enrico Marcovaldi, de Mata de São João (BA).

No final da seleção, o júri – composto pelos fotógrafos Zig Koch (presidente da AFNatura), Fabio Colombini e João Marcos Rosa, pelo jornalista Sérgio Branco (diretor de redação da revista Fotografe Melhor) e pela designer Cristina Veit (ex-diretora de arte da revista National Geographic Brasil) – elegeu a foto de Granville como a melhor de todo o concurso não só pela qualidade, mas pela grande dificuldade que envolve fazer tal registro. Fotografar um animal como a ariranha, em águas limpas e abaixo da superfície, não é pra qualquer um já que ela é muito arredia e, por isso, geralmente habita águas escuras e barrentas.

Os nomes e fotos dos demais vencedores já podem ser conhecidos na versão eletrônica da revista Fotografe Melhor. A edição impressa chega às bancas em janeiro e, em seguida, os sites da AFNaturaConexão Planeta também divulgarão o material completo.

Quem não participou deste primeiro concurso já pode se preparar porque em 2016 tem mais e a concorrência deve aumentar! Apoiamos a iniciativa da AFNatura porque acreditamos, como a entidade, que é preciso valorizar cada vez mais a fotografia de natureza para divulgar paisagens, flora e fauna do Brasil e, assim, aproximar o meio ambiente da cultura dos brasileiros.

Homenagem a Luiz Claudio Marigo

O nome do prêmio que destacou a foto da ariranha não foi escolhido por acaso. Luiz Claudio Marigo foi fotógrafo de natureza e um dos maiores pesquisadores dos biomas e ecossistemas brasileiros. Seu trabalho foi muito importante para a conservação de espécies de animais e plantas do país.

Quem tiver mais de 40 anos, certamente lembra das imagens de animais que acompanhavam o Chocolate Surpresa no anos 90. Todas eram dele.

Ele morreu no ano passado, aos 64 anos, ao sofrer um infarto em um ônibus, no Rio de Janeiro. Não foi atendido a tempo. Para homenageá-lo, está sendo realizada exposição em Curitiba – Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista -, que reúne mais de 150 imagens, além de um vídeo com trechos de entrevistas.

Quem está Por Trás das Câmeras

Quando criamos o Conexão Planeta – eu, Suzana Camargo e Marina Maciel –, não tivemos nenhuma dificuldade para definir objetivos, conteúdos e os colaboradores que gostaríamos de reunir. Sabíamos exatamente que tipo de rede queríamos formar com este site. E ter um blog assinado por fotógrafos de natureza renomados fazia parte de nossa missão.

Os fotógrafos Zig Koch, presidente da AFNatura, e João Marcos Rosa, que participaram do júri do 1º. Concurso da instituição, também estão entre os autores do blog Por Trás das Câmeras.

Junto com o premiado Daniel De Granville, Adriano Gambarini, Marcos Amend e Renato Soares, contam histórias inusitadas ou sobre desafios que enfrentaram ao registar momentos únicos da biodiversidade, da cultura e do modo de vida brasileiros. Vale muito acompanhar!

Foto: Daniel de Granville

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

5 comentários em “Daniel De Granville é o grande vencedor do 1o. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura

Deixe uma resposta