Curitiba tem Virada Climática neste domingo

virada climática

O pior do frio já passou, então não tem desculpa. Para os moradores e visitantes da capital paranaense, um programa bacana para este domingo (19/06) é a 3ª Virada Climática, evento organizado pela 350.org Brasil, movimento internacional que denuncia as mudanças climáticas, luta contra o fracking e exige o desinvestimento em combustíveis fósseis.

Durante o dia todo, serão realizadas diversas atividades no Museu Municipal de Arte no Portão (MuMa), localizado no bairro Portão, como jogos esportivos, exposições, performances culturais e musicais com artistas locais, oficinas, feiras temáticas e informação sobre clima, fracking, vida sustentável, yoga, veganismo, além de feira de orgânicos e adoção de animais.

Também acontece, logo mais, às 9h30, a largada da Bicicletada Climática, que sairá do Centro Cívico. A pedalada terá curso de 10 km e 20 km, com chegada no MuMa.

Um dos destaques desta edição da Virada Climática de Curitiba é a Exposição Arte Alerta, projeto idealizado pela artista plástica Lesiane Lazzaroti Ogg e que reúne telas produzidas pelo Grupo Baluarte, do Rio de Janeiro. As obras mostram o grito de socorro de mulheres e homens que lutam pela manutenção das condições para a existência da vida no planeta Terra

O objetivo do evento é chamar atenção e mobilizar a população e autoridades para os impactos das mudanças climáticas na nossa vida e como podemos promover ações para diminuir as emissões de carbono.

“Muitos lugares do mundo já sentem os efeitos das mudanças climáticas, inclusive o Brasil, afetando milhões de pessoas. Nesse ritmo, muitas ilhas desaparecerão, importantes ecossistemas serão dizimados e haverá uma grave crise na produção de alimentos em função das alterações no regime de chuvas. Precisamos fazer algo, antes que seja tarde”, alerta Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina.

Além de Curitiba, a Virada Climática acontece em outras cidades do Paraná como Maringá, Umuarama e Cianorte.

Programação Virada Climática Curitiba – Inverno 2016

MuMa
Avenida República Argentina, 3.432

Manhã
8:30 – Tai chi chuan
9:00 / 9:30 – Yoga
10:00 /10:30- Rock and Run / Contador estória / Oficina de instrumentos musicais feito com material reciclável
11:00 / 12:00 – Boxe Clássico / Banda Djoa

Tarde
13:00 / 13:30 – Zumba
14:00 / 14h30 – Banda Lemoskine / Contador estória / Oficina Energia Solar
15:00 / 15h30 – Seminário Não Fracking Brasil / Oficina Energia Solar
16:00 / 16:30 – Sessão de cinema / Zumba
17:00 / 17h30 – Banda Rapha Moraes
18:00 / 18h30 – Sessão de cinema

Dia inteiro
10:00 às 19:00 – Feira Vegana / Compostagem / Artesanato indígena / Atividades para crianças / Feira de trocas / Doação de animais

Imagem: divulgação Virada Climática 2016

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.