PUBLICIDADE

Curitiba sedia primeira conferência TEDx sobre educação, no Brasil. Será dia 5/3, com transmissão online ao vivo

tedx-curitiba-educacao-praca-santos-andrade-800
Se você trabalha com educação ou se interessa pelo tema, não pode perder este encontro: o TEDxPraçaSantosAndradeED, no próximo dia 5 de março, que será realizado em Curitiba.

Com o tema Novas Formas de Ensinar e de Aprender, reunirá 10 palestrantes brasileiros e estrangeiros (veja lista abaixo) na Capela Santa Maria, a partir das 14h.  O término está previsto para as 20h.

Esta é a primeira conferência TEDx a utilizar a sigla ED (Education) no Brasil, inaugurando um nicho com foco em educação. Faz sentido já que o tema está cada vez mais na pauta da mídia – aqui no Conexão Planeta tem grande destaque –, nas redes sociais e na agenda de todos, não só educadores.

Como todo encontro estilo TED, o evento será gravado e transmitido ao vivo pela internet. A plateia será composta por 100 pessoas (capacidade da capela) selecionadas de acordo com critérios como afinidade com o tema e capacidade de disseminar ideias, que se inscreveram pelo site até dia 21 de fevereiro.

A praça

Quando se pesquisa a cidade de Curitiba na internet, geralmente os destaques são para o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e o porto comercial. A Praça Santos Andrade – seu nome é uma homenagem a José Pereira dos Santos Andrade (1842-1900), presidente da província do Paraná de 1896 a 1900 – dificilmente aparece entre os pontos turísticos indicados, mas é uma das principais referências em cultura e educação da capital paranaense.

Não foi à toa sua escolha para sediar o primeiro TEDx com foco em educação. Nela estão o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina (na foto) e o prédio histórico da Universidade Federal, a primeira universidade do Brasil, entre outras construções históricas que abrigam centros de exposição, teatros e conservatórios.

Os palestrantes

Agora, veja quem estará o palco do TEDxPraçaSantosAndradeED:

Alexandre Amorim – Diretor de projetos e cofundador da ASID Brasil, organização de empreendedorismo social, com a qual recebeu os prêmios Empreendedor Social do Futuro e Jovens Inspiradores. Cursou o Programa Dignidade – Redução da Desigualdade Social, na Fundação Dom Cabral e programas executivos de perspectivas estratégias para organizações sem fins lucrativos na Harvard Business School e de empreendedorismo social na INSEAD.

Aruni Van Amstel – É um “nativo digital”: Brinca de programar no computador desde criança. Estuda numa escola tradicional, mas, em casa, estuda não só o que ela propõe como tambpem assuntos de seu interesse: urbanismo, ambientalismo, arquitetura e busologia. Sua brincadeira preferida é reconstruir no imaginário objetos que lhe interessam.

Fernando Botelho – Fellow da Ashoka, lidera a F123, iniciativa que possibilita o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Tem ampla experiência com projetos para redução da pobreza e de tecnologia para adaptação à deficiência. Antes de criar a F123, trabalhou numa agência da ONU em Zurique, onde desenvolveu a primeira tecnologia para inclusão de pessoas com deficiência na exportação de serviços. Em NY, participou do eSightCareers, primeira plataforma de serviços online que ajuda a ampliar as oportunidades de pessoas com deficiência visual.

Jessica Artiles – Designer e educadora, desenvolve projetos inovadores de educação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde obteve dupla titulação de mestrado e trabalha para construir o futuro da educação com base no design. Em suas pesquisas, quer incentivar o uso do design por não-designers para que promovam inovações em sistemas educacionais. Também é dançarina de salsa, snowboarder e viajante.

José Pacheco, mestre em Ciências da Educação, é especialista em Música e Alfabetização e fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal e coordenador do projeto Educação para Todos, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Desde 2007, mora no Brasil e circula pelo país com a intenção de mobilizar professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação.

Kauanna Batista Ferreira – Ativista nata, é estudante de jornalismo e fundadora da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH), instituição voltada para a educação de crianças residentes na comunidade Vila Torres, a mais antiga zona de favelas de Curitiba. Com 16 anos, sentiu que precisava desenvolver projetos nessa comunidade para atrair a atenção de crianças e adolescentes e tirá-las das ruas, reduzindo sua vulnerabilidade e afastando-as do tráfico de drogas.

Luana Lobo – Cineasta, é sócia e diretora de distribuição da produtora Maria Farinha Filmes, que tem diversos filmes premiados em seu portfólio: “Teus Olhos Meus”, “Minutos Atrás”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Bikes vs. Carros” e “Território do Brincar”. Em 2015, cocriou o VideoCamp, hub online que conecta filmes e causas com o objetivo de democratizar o acesso e incentivar mobilizações sociais.

Ricardo Dória – Empreendedor e cofundador da Aldeia Coworking e co-fundador de “A Grande Escola”. Estudou Inovação e Design Thinking na Universidade de Stanford. Acredita na educação com diversão e inovação.

Rogê du Cerrado – Percussionista e professor de percussão, dissemina arte e cultura popular e é coidealizador da Grande Roda de Tambores. Turismólogo formado na UniCuritiba, também já atuou como professor de inglês e comissário de vôo.

Rosely Sayão – 
Psicóloga e consultora educacional há mais de 30 anos, é especialista em questões relacionadas à família e à escola. Também é colunista da Folha de S.Paulo e da Rádio BandNews FM.

Acompanhe notícias sobre o TEDxPraçaSantosAndradeED pela sua página no Facebook. Nela também será divulgado o link para a transmissão ao vivo, no dia do evento, 5/3.

Foto: Divulgação/Prefeitura

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mestrado em Educação
7 anos atrás

Muito obrigado pela informação!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE