Curitiba convida população a um desafio: o plantio de 100 mil árvores

Curitiba convida população a um desafio: o plantio de 100 mil árvores

A capital paranaense sempre foi conhecida pelo vanguardismo no planejamento urbano e por ser uma das cidades mais verdes do Brasil, com seus muitos parques. Mas agora, ela poderá se tornar ainda mais verde. A prefeitura de Curitiba lançou o Projeto 100 Mil Árvores, um desafio para que seus moradores ajudem no plantio de mudas, para ser mais exata, 100 mil.

Para que a população se engaje e abrace esse desafio bacana, as mudas estão sendo distribuídas gratuitamente. As árvores podem ser retiradas no Horto Municipal da Barreirinha* ou nos diversos eventos que serão realizados pela cidade nos próximos meses (confira locais e datas mais abaixo).

Especialistas presentes nesses locais vão indicar qual é a espécie mais adequada para ser plantada em determinado bairro ou região da cidade.

Até o momento já foram plantadas 3.740 árvores. No ‘Arvorômetro’, no site do projeto, é possível acompanhar o progresso da iniciativa.

Além disso, a página dá dicas de como deve ser feito o plantio das espécies oferecidas: todas nativas do Paraná. É o caso da araucária, por exemplo, árvore símbolo do estado, que infelizmente, está ameaçada de extinção. Como ela cresce muito, cada muda deve ser plantada a uma distância de 10 metros de outra.

Ah, e atenção. Antes de plantar qualquer muda em locais públicos, é preciso consultar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Distribuição de mudas de árvores

Plantio de Árvores em parceria com Regional Boa Vista
Onde: Quartel Parque de Manutenção (5ª Região)
Quando: 06 de novembro, 9h

Plantio de Árvores em parceria com Militares 20 BIB
Onde: Rua dos Pinheiros – Eixo Ambiental
Quando: 27 de novembro, 9h

Plantio de Árvores em parceria com MAPV
Onde: Praça Antônio Carlos Mendes Vieira – Estrada das Olarias x Rio Atuba
Quando: 04 de dezembro, 9h30

O verde que só traz benefícios

Qualquer cidade do mundo sabe da importância da criação de novos espaços verdes dentro do espaço urbano.

Os benefícios que árvores e plantas geram são imensos. Para começar, entre os principais serviços (gratuitos) prestados por elas estão melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e contribuir para o equilíbrio do clima nas cidades, sobretudo, tornando-as menos quentes nos meses de verão.

Além disso, as árvores são importantes aliadas na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na redução dos gases de efeito estufa, já que tiram da atmosfera o dióxido de carbono (CO2), gás apontado como sendo o principal responsável pelo aquecimento global.

* Horto Municipal da Barreirinha
Av. Anita Garibaldi, 5550
Barreirinha, Curitiba
Horário de Retirada: de segunda a sexta, das 13h às 16h
Agende a Retirada: (41) 3585.3171

Leia também:
Com apenas 3% da área preservada, florestas de Araucária – e o pinhão – correm risco de extinção
Sementes de araucária bicadas por papagaios germinam melhor
Curitiba fará teste com ônibus movido a biometano, produzido a partir do lixo orgânico
Curitiba lidera ranking nacional de cidades inteligentes e conectadas
Programa Adote uma Árvore estimula curitibanos a tornar a cidade mais verde

Foto: reprodução vídeo do projeto

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta