PUBLICIDADE

Couro produzido a partir de chá fermentado pode revolucionar a moda

sapatos-couro-sintetico-cha-fermentado

Roupas, malas, sapatos e diversos acessórios agora podem imitar couro a partir de um novo material, graças a pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos. Quase idêntico ao couro no visual e no tato, este produto sintético é produzido por meio da fermentação de chá.

A descoberta foi feita quando o time de pesquisadores da universidade, liderado pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colônias de bactérias e levedura encontradas na kombucha – uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína.

Trata-se de uma película de composto de fibra de celulose em forma de gel que, uma vez recolhida e seca, dá origem a um material muito similar ao couro. Como as fibras são totalmente biodegradáveis, os produtos produzidos a partir deste tipo de couro falso têm um ciclo de vida ainda mais sustentável.

roupa-couro-sintetico-cha-fermentado

Em condições controladas por laboratório, o material leva em torno de três a quatro semanas para se desenvolver. Apesar de não ser necessário tanto tempo para fabricar outros materiais de couro sintético, os pesquisadores acreditam que a espera para que o composto se desenvolva, seque e seja tratado vale a pena. Eles defendem que este tecido renovável produzido a partir da celulose pode representar um futuro alternativo e mais sustentável para a moda e para a humanidade como um todo.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”

cha-fermentado-couro-sintetico

produto-couro-sintetico-cha-fermentado

tecido-couro-sintetico-cha-fermentado
Fotos: Divulgação

Comentários
guest

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gildete Capato
7 anos atrás

Minha amiga fazia isso com chá fermentado artesanalmente faz uns trinta e cinco anos…………ela não sabia,mas estava a frente do seu tempo !

fabiola ratton kummer
fabiola ratton kummer
7 anos atrás
Reply to  Gildete Capato

Legal! Gostaria de saber mais sobre isso…

Marcos Feminella
Marcos Feminella
7 anos atrás

Muito legal o produto e boa a matéria! :) Pra mim, a principal vantagem é a de mostrar que não precisamos (não devemos, na verdade) sacrificar animais com o fim de se ter produtos de moda também! Quem sabe, um dia olhemos pra trás e vejamos o quão cruel (pra usar um termo leve) éramos ao apoiarmos a exploração animal com esse ou qquer fim!

Mari Fasanaro
Mari Fasanaro
7 anos atrás

Tenho uma dúvida, este material tem a mesma isolação térmica que o couro (invernos rigorosos)? E o tempo de desgaste é equivalente? Se sim, é realmente maravilhoso.

valdeci xavier de souza
valdeci xavier de souza
7 anos atrás

Boa noite Marina, esse tipo de material já se encontra à venda??? Se sim você pode me indicar algum fornecedor? Trabalho com joias em prata e gostaria de fazer umas experiências. Tenho clientes me pedindo trabalhos em couro. Sou vegetariano à séculos e evito ao máximo trabalhar com matéria prima animal, mas tenho que atende-los.

Gabriela Agustini
7 anos atrás

Oi pessoal, nós aqui no Olabi Makerspace, no Rio, estamos trabalhando com isso há um tempo. Para quem quiser saber mais: http://olabi.co/biohacking-no-olabi-de-maquinas-diy-a-tecido-de-bacterias-e-leveduras/

Suzana Camargo
7 anos atrás

Oi Gabriela, tudo bem?
Obrigada pelo contato. Que bacana o trabalho de vocês. Será que você pode enviar mais informações para o email – contato.com.br
Abraço,
Suzana

felipe candeani
felipe candeani
6 anos atrás

Boa tarde Gabriela, vc teria algum email ou numero de contato dessa empresa?

Lucas Henrique Hofstätter

Amiga, a expressão “couro sintético” pode te trazer grandes problemas, inclusive te levar para cadeia.

https://courolegitimo.wordpress.com/tag/lei-n%C2%BA-11-2112005/

Carol Zayn
7 anos atrás

Q horror! não é a toa q é dono da Friboi!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE