Copo-semente: biodegradável, dá origem a árvores frutíferas

Todo mundo já sabe que os plásticos descartáveis estão na lista negra do planeta. Tanto que a partir de 2021, estarão banidos da União Europeia. Decisão tomada na quarta-feira (27/03) pelo Parlamento Europeu para dar um basta no lixo plástico descartado nos oceanos.

Criado para ser uma opção mais prática e barata de embalagem, esse material, que demora centenas de anos para se decompor (caso não seja reciclado), se tornou um dos maiores desafios ambientais da história. Contamina a água dos mares, o solo terrestre e ao ser ingerido por animais marinhos, provoca a morte de milhares deles.

Por isso mesmo, cada vez mais vemos inovações bacanas aparecendo no mercado para substituí-los. Uma delas foi apresentada esta semana no Green Nation 2019, um festival de sustentabilidade, que acontece no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

A rede de fast food Ragazzo está servindo a seus clientes sucos naturais em copos-sementes. Feitos com papel certificado (que não é produzido com madeira vinda de desmatamento ilegal), têm tinta atóxica e são biodegradáveis. Mas a grande novidade mesmo é o copo ter sementes de árvores frutíferas em sua base.

Na base dos copos há sementes de árvores frutíferas

Após o consumo da bebida, o copo pode ser amassado e plantado em um vaso, dando origem a uma muda de figueira, goiabeira ou morangueiro. As sementes são sortidas e, cada copo plantado, pode dar origem a até quatro árvores.

“A nossa estimativa é que os 300 mil copos produzidos nessa primeira leva possam dar origem a até 1,2 milhão de árvores frutíferas devolvidas pra natureza”, afirma André Figueiredo, diretor de Criação e Marketing da marca. “O copo-semente é o passo inicial para motivar outras propostas e ações futuras. Queremos transformação na forma de ver o negócio. Sabemos que sustentabilidade é mais do que isso e queremos ir além”.

Para quem estiver no festival e ganhar um copo desse, a dica é molhá-lo antes do plantio e não esquecer de colocar o fundo para cima. Depois disso, é necessário cobrir com pelo menos, 1 cm de terra, regar diariamente e após cinco meses, transplantar a muda para um espaço maior.

O movimento Green Nation surgiu em 2011 e une entretenimento, negócios e interatividade para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, empreendimentos e o meio ambiente.

Confira no site do evento todas as atividades oferecidas. Há muita coisa interessante para pais e filhos! Uma ótica dica de programa para o final de semana!

FESTIVAL DE SUSTENTABILIDADE GREEN NATION
Data:
até domingo, 31/03
Horário: sábado e domingo, das 10h às 18h (fechamento dos portões às 16h)
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras do Ibirapuera
Endereço:  Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, São Paulo
Entrada gratuita

Leia também:
Para substituir o canudo plástico, que tal um feito de algas marinhas?
Estudante que criou canudo biodegradável e comestível com inhame é convidada a representar Brasil em feira internacional de Ciências
Plástico feito com casca de maracujá garante o Prêmio Jovem Cientista a estudante gaúcha
Pesquisadora da USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria

Fotos: divulgação Ragazzo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

2 comentários em “Copo-semente: biodegradável, dá origem a árvores frutíferas

  • 30 de março de 2019 em 3:24 PM
    Permalink

    Ótima idéia. Tudo o que consumimos deveria reverter em alguma outra coisa produtiva, útil e sem comprometimento ambiental; pena que nem todos os humanos possam ser reciclados também, porque de alguns, infelizmente, nada se aproveita. No entanto seria legal informar se animais marinhos, terrestres ou aéreos ao ingerirem esse copo, não correrão risco de morte, porque para quem tem fome, tudo se parece com comida, até mesmo veneno, haja Deus.

    Resposta
  • 30 de março de 2019 em 6:29 PM
    Permalink

    É marketing. Estive lá uma vez, o garçom fez cara feia pq recusei o canudo. Fui reclamar com não sei quem, lá, a pessoa disse que não adianta a rede suspender o canudo, são os clientes que pedem.

    Resposta

Deixe uma resposta