Contra desperdício, gigante hoteleira anuncia fim de distribuição de ‘xampuzinhos’ e afins

Contra desperdício, gigante hoteleira anuncia fim de distribuição de ‘xampuzinhos’ e afins

Pode não parecer nada demais. Você chega no hotel e encontra no banheiro, à sua disposição, pequenas embalagens de xampu, condicionador, hidratante e sabonetes. Que ótimo, não? Na verdade, é péssimo! Um desperdício inaceitável!

O que acontece é que a maioria dos hóspedes passa poucos dias nesses lugares e milhões de embalagens – e sobras de produtos -, são simplesmente jogados no lixo.

Só em hotéis nos Estados Unidos, estima-se que 2 milhões de barras de sabonete, parcialmente utilizadas, sejam descartas por dia. Enquanto isso, em países pobres, bilhões de pessoas não têm acesso a mínimas condições de higiene.

Para dar um basta nesse absurdo, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, o InterContinental Hotels (IHG), dono das redes Holiday Inn, InterContinental e Crowne Plaza, anunciou que nos próximos dois anos, até 2021, deixará de oferecer esses ‘mini’ produtos de higiene em seus 843 mil quartos, em 5.600 hotéis.  

Isso significa que, por ano, o grupo deixará de distribuir (e jogar no lixo) 200 milhões de embalagens.

“É mais importante do que nunca que as empresas se desafiem a operar de forma responsável – sabemos o que nossos clientes, proprietários, colegas, investidores e fornecedores esperam”, disse Keith Barr, executivo-chefe da IHG.

No lugar dos xampuzinhos e afins, os hotéis da rede irão colocar nos quartos embalagens maiores, fixadas nas paredes, que receberão refis dos produtos.

“A mudança é um grande passo na direção certa e nos permitirá reduzir significativamente a nossa pegada de resíduos e impacto ambiental“, garante Barr.

Este deve ser apenas um primeiro passo. Não há dúvida de que ainda há muito desperdício no setor hoteleiro. Toalhas e lençóis, por exemplo, continuam a ser lavados bem mais do que o necessário.

*Com informações do jornal britânico Independent

Leia também:
ONG recicla sabonetes e produtos de higiene de hotéis e doa para quem mais precisa
Rede de hoteis vai reciclar 1 milhão de sabonetes usados para doá-los a comunidades carentes
Por que o turismo sustentável importa?
Turismo sustentável na cidade de São Paulo? Sim, ele existe

Foto: divulgação InterContinental Hotels Group

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta