Conaf 2.0: congresso online gratuito reúne grandes nomes da produção fotográfica nacional

conaf 2.0: congresso online e gratuito de fotografia

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Apesar de ser lugar comum e – já pra lá de utilizada -, esta frase revela como poucas uma verdade: o poder da fotografia é incontestável. E fascinante! Todavia, trabalhar como fotógrafo pode ser difícil e desafiador.

Pois durante cinco dias, entre 4 e 8/4, alguns dos principais profissionais da fotografia autoral brasileira vão compartilhar suas experiências pessoais e profissionais na produção de projetos bem sucedidos durante a realização do Conaf 2.0 – 2º Congresso Nacional de Fotografia.

Promovido pelo site Clicando e Andando, o evento online e gratuito, tem entre seus apoiadores o Conexão Planeta. O objetivo do congresso é colaborar com fotógrafos de todo país, de maneira com que eles consigam tirar ideias da gaveta, sair em campo para produzir e tornar seus projetos em realidade. “A proposta do CONAF 2.0 é disseminar conhecimento para atualização dos profissionais da área”, afirma Chris Dornellas, fotógrafa e idealizadora da iniciativa.

Para ajudar os interessados na área fotográfica nesta empreeitada, o Conaf 2.0 dividiu as palestras e o conteúdo de maneira bem didática. O primeiro dia será totalmente voltado para composição: o que uma boa fotografia deve – ou não – ter. O segundo dia será sobre edição, organização e fluxo de trabalho. Na quarta (6/4),  os palestrantes falarão sobre a narrativa dentro da fotografia: como contar história através de imagens e passar uma mensagem. Os dois últimos dias do evento serão dedicados ao financiamento de projetos e à produção de livros fotográficos.

Entre os mais de 30 nomes já confirmados no Conaf 2.0 estão os fotógrafos Edson Endrigo, Ricardo Martins, Marcelo Krause, Fábio Elias, Erico Mabellini, Marcio Cabral e o colaborador do Conexão Planeta, no blog Por Trás das Câmeras, e também da Revista National Geographic Brasil, João Marcos Rosa, autor da imagem maravilhosa que ilustra este post.

Para assistir todas as palestras, basta fazer sua inscrição gratuitamente online no site do congresso.  Elas serão transmitidas de forma virtual, em pelo menos cinco apresentações por dia, nos horários de 10h, 14h e 20h.

Os interessados em receber o certificado do congresso ou em ver e rever as palestras de forma ilimitada, em até 12 meses após o evento, deverão adquirir o Acesso VIP.

Se você gosta de fotografia, não deixe de participar! Já são mais de 16 mil inscritos.


Foto: João Marcos Rosa

Um comentário em “Conaf 2.0: congresso online gratuito reúne grandes nomes da produção fotográfica nacional

  • 29 de março de 2016 em 1:02 PM
    Permalink

    É tão bom quando as pessoas compartilham boas oportunidades! Fico feliz da vida! Valeu!

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.