Como melhorar o que as crianças comem?

como-melhorar-o-que-as-criancas-comem-andibreit-pixabay
Para buscar respostas para essa e outras questões, a Rebrinc – Rede Brasileira Infância e Consumo, com apoio da Associação da Alimentação Orgânica (AAO), promoverá bate-papo com Maluh Barciotte, bióloga, doutora em saúde pública, presidente da AAO e ativista da alimentação saudável e da agroecologia para encontro na sede da UmaPaz, em São Paulo, na tarde de 31 de agosto.

Voltado para educadores, técnicos e gestores públicos das áreas públicas e privadas ligados à educação e saúde, o encontro é gratuito e está aberto a todos os interessados. Basta fazer a inscrição pela internet.

Por mais políticas públicas!

O incentivo ao consumo de alimentos não saudáveis pelas crianças continua intenso – 30% delas está obesa! -, impulsionado pela mídia, pela publicidade, pela escola (e suas cantinas) e também pela própria família que prioriza a modernidade e dribla, como sabe ou pode, a falta de tempo. Mas, mesmo quando verduras, legumes e frutas fazem parte de sua alimentação, o risco de ingerir agrotóxicos e transgênicos é grande. Então, será possível resolver tantos impasses e melhorar a alimentação dos pequenos?

Em qualquer conversa sobre esse tema, Maluh costuma ressaltar a importância de políticas públicas atuais como a Lei da Alimentação Escolar Orgânica (Lei 16.140/2015) do município de São Paulo, de 2015, e o Guia Alimentar da População Brasileira, de 2014. “É de fundamental importância que as famílias e a escola evitem os alimentos ultraprocessados e desenvolvam habilidades culinárias envolvendo as crianças e os jovens nessa experiência. Também precisamos que os governos priorizem compras públicas mais saudáveis, sustentáveis e justas”, defende. “O evento é uma oportunidade para, junto com educadores, refletirmos sobre ações concretas de apoio a estas políticas e a outras ações de superação dos nossos atuais desafios, colocando a educação alimentar como um portal para a educação crítica reflexiva e transformadora nas nossas escolas”.

SERVIÇO
Como melhorar a alimentação das crianças?
Dia:
31/8
Horário: das 14h às 18h
Onde: UmaPaz, Parque Ibirapuera, Avenida Quarto Centenário, 1268
Inscrições pelo site da prefeitura.

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.