Como calcular o impacto de uma operação de turismo sustentável?

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Na maior faixa de Mata Atlântica preservada do Brasil, no caminho para a Estação Ecológica da Jureia, em São Paulo, o restaurante da Dona Marília serve comida caseira aos grupos que passam pela comunidade de Vila Nova, como alunos das escolas da capital em excursão. Dona Marília compra de seus vizinhos o peixe, a farinha e quase tudo o que precisa para o restaurante. Em 2014, ela trocou alguns utensílios da cozinha e reformou o telhado com o dinheiro arrecadado através de campanha de crowdfunding na Garupa: R$18.450, de 37 doadores.

O projeto tinha a estimativa de beneficiar 60 pessoas, considerando apenas os fornecedores e outros pequenos empreendedores ligados diretamente à operação do restaurante. Mas não levava em conta, por exemplo, as famílias dos produtores envolvidos. Nem o aumento do fluxo de turistas na região, causado pela melhora da qualidade e pela maior capacidade do restaurante – mais turistas significam, também, mais trabalho para os guias, e mais gente levando a informação sobre o lugar para casa. Ou seja, o potencial de impacto dessa pequena reforma acaba se tornando maior.

Quantificar esse efeito cascata é o desejo de muitos projetos de turismo sustentável, e uma informação superimportante para investidores e parceiros. Calculá-lo é basicamente obter o retorno sobre o investimento (ROI), parâmetro fundamental no mundo dos negócios.

Não à toa, a ONG Sustainable Travel International lançou, em setembro, uma campanha audaciosa: por meio do turismo, melhorar a vida de 10 milhões de pessoas nos próximos dez anos. Chamada de 10 Million Better, a campanha procura incentivar empresas, governos e líderes a tomarem medidas para proteger os recursos naturais e culturais, e assegurar que as comunidades locais se beneficiem com o dinheiro dos visitantes.

Junto com a campanha, foi criado um método próprio de cálculo para esse alcance: o Contador de Impacto. Ele pode ser usado para calcular o impacto de qualquer projeto no mundo, e há uma ferramenta para isso disponível gratuitamente no site da organização.  Funciona assim: um formulário colhe os dados da sua iniciativa para estimar o número de pessoas que podem ser beneficiadas – de forma direta, indireta e induzida – pelo desenvolvimento de seu projeto. Depois, uma equipe da organização estuda seu caso e retorna com os cálculos.

Uma assessoria bacana para empreendedores, ONGs, operadoras ou até governos descobrirem mais precisamente qual é o tamanho do efeito cascata de seu trabalho com turismo sustentável.

Essa informação não é interessante apenas aos investidores. Ela também apela aos turistas – principalmente aos que se importam com a preservação dos destinos. Uma pesquisa deste ano do site booking.com, feita com 32 mil viajantes de 16 países, constatou que 52% deles são propensos a escolher uma viagem com base em seu impacto social ou ambiental. Contando só as respostas de brasileiros, esse número sobe para 74%.

“Com essa demonstração de interesse em turismo sustentável, o mercado está maduro para empresas e destinos brasileiros investirem na proteção dos recursos naturais e culturais de suas comunidades e na promoção de seu compromisso com os viajantes”, defende Carol Goodstein, diretora de Comunicação, Marketing & Desenvolvimento da Sustainable Travel International.

             Vídeo promocional da campanha 10 Million Better, da ONG Sustainable Travel International (em inglês)

Foto: Renato Suelotto

Na Garupa

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.

3 comentários em “Como calcular o impacto de uma operação de turismo sustentável?

  • 27 de outubro de 2015 em 10:19 AM
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    Olá!
    Temos essa ferramenta (contador de impacto) na lingua portuguesa??

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    • 27 de outubro de 2015 em 11:25 AM
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      Olá, Marina!

      Infelizmente o formulário só está disponível em inglês e não há planos de ser traduzida por enquanto, de acordo com Robert Chappel, diretor sênior de Normas e Monitoramento da ONG Sustainable Travel International. Uma pena!

      Abraços,

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  • 28 de outubro de 2015 em 7:22 AM
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    Olá gostaria de parabenizá-los pela pauta escolhida. O turismo pode ajudar muito o planeta através da implementação de ações de sustentabilidade. Além de ajudar com as ações em si, também possui grande poder de conscientização, já que os hóspedes passam a conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas.

    Aproveito para convidá-los a conhecer o Portal EcoHospedagem (www.ecohospedagem.com) que visa incentivar praticas de sustentabilidade no turismo.

    Um abraço,

    Thiago Cagna

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