Como aprender a identificar árvores, plantas, flores…

como-aprender-a-identificar-arvores-e-plantas

Aprender a identificar árvores e plantas realmente foi um dos pontos mais importantes do início do Instituto Árvores Vivas. Eu já detinha uma ampla vivência junto à natureza, iniciada durante a infância vivida na casa dos meus avós com os quais aprendi diariamente. Mas foi só quando trabalhei no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que percebi que conhecer nomes científicos e famílias não significa conhecer bem uma planta.

Você pode adquirir muito conhecimento sobre identificação de espécies arbóreas por meio de “chaves botânicas”, ou da identificação de madeiras, ou ainda da análise molecular. Melhor ainda se estes conhecimentos se somarem à prática de campo que, aos poucos, são transformados em sabedoria. Dessa forma, as plantas não serão mais somente o nome ou a função delas ou, ainda, a classificação que damos para elas. Com a experiência e a vivência prática, cada planta – mesmo que seja da mesma espécie -, se torna única e, inevitavelmente, você cria um relacionamento e vínculo com ela.

042-047_Botanica_241

Uma coisa que ficou muito clara pra mim, ao longo do tempo – e também que aprendi com especialistas em identificação, entre eles cientistas e mateiros – é que estudar espécies já conhecidas, identificar novas, reorganizar sua classificação científica, enfim, aprender tudo o que importa sobre as plantas é um processo contínuo e holístico.

Afinal, o conhecimento não é fixo. Além disso, as tecnologias de identificação mudam e são aprimoradas periodicamente. E existem, ainda, diversas maneiras de aprofundar conhecimentos a respeito das plantas, seja através da Botânica, da Ecologia e interações com animais, da história dos povos, dos usos, das receitas, dos princípios ativos, das poesias, das paisagens, das memórias, e por aí vai. Sem falar que a quantidade de espécies de plantas no planeta é enorme. Para se ter ideia dessa dimensão, todos os anos – somente no Brasil -, são identificadas cerca de 250 novas espécies por pesquisadores.

Brasil, o país mais biodiverso do mundo

Segundo dados oficiais internacionais do BGCI (Botanic Gardens Conservation International), estima-se a existência de cerca de 400 mil espécies de plantas no mundo. Recentemente, conforme reportagem publicada na revista Fapesp, com o trabalho de 575 botânicos brasileiros e de outros 14 países, a lista da Flora Brasileira foi atualizada para mais de 46 mil espécies. Publicado no fim de 2015, na revista Rodriguésia, que comemorava 80 anos, esse número coloca o Brasil em destaque no ranking de países com a maior riqueza de plantas no mundo: ele é o maior.

Mas como aprender sobre esse universo infinito e conseguir, de fato, conhecer mais sobre as espécies de árvores e plantas que nos rodeiam?

Há duas formas de desenvolver estes conhecimentos e sabedorias:
– uma é por meio de estudos como autodidata ou frequentando disciplinas e cursos específicos;
– a outra é aprendendo com os mais velhos, sejam eles mateiros, especialistas do seu bairro ou cidade, ou ainda com povos que usam tradicionalmente as plantas no dia-a-dia.

Eu estou sempre atenta a todas essas frentes de pesquisa porque sei que, mesmo estudando sobre as plantas durante a vida inteira, nunca conseguirei saber tudo sobre elas. Mas também acredito que, juntos, todos podemos saber mais.

A “bíblia” das árvores, guias, grupos de discussão e muitos livros

Iniciei minhas práticas de identificação com a famosa coleção de Harri Lorenzi: Árvores Brasileiras e Árvores Exóticas no Brasil. Foi um processo no qual uni leitura com prática e, ouso dizer, que o olhar artístico tem ajudado muito, desde então.

Enxergar as formas e a organização estrutural das plantas é essencial para aprender a identificá-la. A morfologia é um dos princípios da identificação de espécies. É preciso aprender a compreender a organização das folhas, sentir suas texturas, observar cuidadosamente desenhos e formatos para poder avançar.

Neste aspecto, as folhas são os primeiros elementos. Mas, de repente, você percebe que existem muitas folhas parecidas. Aí, você sente que precisa conhecer mais sobre as estruturas das flores, dos frutos, da arquitetura da copa, da casca, do formato da árvore como um todo, seu tamanho e até o local onde a planta está inserida em relação à dinâmica da floresta. Aí, sim, todos esses elementos, juntos, ajudam você a realizar uma identificação de sucesso.

Não, não é simples! Mas para aqueles que vivem nas cidades, existe uma vantagem, se é que posso dizer que isso é positivo. Na verdade, não acho, mas o fato é que a biodiversidade no meio urbano, na arborização urbana, é baixíssima. Além disso – e infelizmente -, a maioria das espécies escolhidas no último século para compor nossas ruas, parques, praças e avenidas, não é brasileira. Sendo assim, fica mais fácil aprender a identificar a maioria das espécies nas cidades. Claro que sempre vamos ter a alegria de encontrar espécies raras, em risco de extinção, ou até com grande relevância histórica.

De um tempo pra cá, ou seja, mais recentemente, os planos de arborização têm privilegiado o plantio de espécies nativas. Mas, ainda assim, valoriza-se as espécies mais fáceis de encontrar, comercialmente, o que empobrece o resultado, que não é nada se comparado com a diversidade de uma floresta, de verdade.

Recentemente, encontrei o Manual do Escoteiro Mirim, publicado na década de 70, com os personagens da Disney: Huguinho, Zezinho e Luizinho. Voltado para as crianças, apresenta muitas fichas de identificação e informação sobre espécies de diversas árvores nativas, além de fichas de animais também. Da mesma forma, existem inúmeros guias de jardinagem e paisagismo, impressos ou online.

A profundidade e o tipo de informação também são bastante diversos, apresentando o formato de guias mais populares ou mais científicos, por exemplo. Por isso, é bom ter várias fontes para se obter informações atualizadas. Há muitos livros para download em PDF como o incrível Flora Brasiliensis, já digitalizado.

Em minha trajetória de aprendizado, sempre consultei vários livros e logo comecei a fazer mapas da localização das árvores. Primeiro, no sitio dos meus avós, onde cresci, depois em parques, ruas e praças perto de casa. Hoje, no Instituto Árvores Vivas realizamos continuamente inventários com foco na visão cultural e histórica das espécies.

Junto com o aprendizado obtido com os livros, aprofundei minhas pesquisas por meio da participação em grupos de discussão, um deles foi o Árvores Brasileiras. Também fiz inúmeros cursos de identificação, jardinagem e paisagismo. Atuei como voluntária em projetos de mapeamento e identificação ligados ao Departamento de Botânica da USP (Universidade de São Paulo) – que tinha a coordenação do Prof. Dr. José Rubens Pirani, um dos maiores botânicos de nosso país.

Ainda leio constantemente obras da bibliografia nacional e internacional sobre o tema. Sempre visito os jardins botânicos das cidades para as quais viajo. Ou seja, não paro de estudar as árvores e as plantas do mundo, do Brasil e dos meus caminhos do dia-a-dia.

Também fico fascinada ao ler livros sobre etnobotânica, nos quais a sabedoria dos povos tradicionais em relação às plantas é organizada. Uma fonte de pesquisa muito relevante, na minha opinião, é a própria Embrapa, que possui bom e extenso material online e também impresso sobre grande diversidade de espécies.

Trocando (sementes e mudas) e aprendendo

Por último, pensando justamente nos encontros entre pessoas para promover a multiplicação oral do conhecimento, a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar, desde 2010, o Instituto Árvores Vivas promove encontros em formato de piquenique para Troca de Sementes e Mudas, pelo menos na entrada de cada estação,  totalmente gratuitos e abertos à participação de todos, indistintamente.

Com esta iniciativa, queremos espalhar não só mudas e sementes, mas conhecimento, para que todos compreendam melhor nossas árvores e a flora nativas e endêmicas (restritas a uma região). Conhecendo mais, todos podem plantar com mais consciência e poder de escolha, com respeito pela diversidade brasileira que é tão rica e valiosa.

Desde a primeira edição dos piqueniques – que idealizei para compor a programação do Festival Cultivar, no início da Primavera -, já foram realizados 24 encontros só na cidade de São Paulo.

Finalizo este post, então, com um convite para quem estiver em São Paulo participar do próximo piquenique de Trocas de Sementes e Mudas, em 17/4, domingo, no Parque da Luz, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista. Na verdade, estaremos voltando a esse parque, onde tudo começou, mas com novidades: uma delas é a parceria com o projeto Você Muda!

Espero você e desejo que, se ainda não tiver começado suas pesquisas sobre as árvores, que este encontro seja o motivo para você introduzi-las em sua rotina diária. E que, assim, a natureza passe a fazer mais parte de sua vida e de todos à sua volta.

Foto: fragmento de prancha botânica da Flora Brasiliensis  e infográfico novas espécies do Brasil da revista Fapesp

24 comentários em “Como aprender a identificar árvores, plantas, flores…

  • 13 de abril de 2016 em 4:19 AM
    Permalink

    Sonho há muito tempo com isso. Trabalhei, muitas horas por dia, durante 41 anos, sempre fascinada por esse assunto. Com a recente aposentadoria tornou-se possível estudar as árvores e plantas. Qual o melhor jeito de começar?

    Resposta
    • 10 de maio de 2016 em 8:32 PM
      Permalink

      Olá Liliane, que sonho mais bonito o seu! Sou suspeita para falar, mas realmente acredito que este tipo de aprendizado não tem data para começar ou terminar. Como disse no post é um processo continuo. Recomendo que começe pelas plantas e árvores que exitem perto de você, na sua rua e casa. Se sabe o nome comum delas, pesquise o científico e as familias botânicas. De repente depois de algum tempo praticando estes estudos perceberá que as famílias botânicas possuem um certo sentido de organização a partir da morfologia – desenhos, texturas, estruturas – das plantas. Continuo também a sua disposição para auxiliar em qualquer identificação. Bons estudos! Abraço

      Resposta
  • 20 de abril de 2016 em 2:10 PM
    Permalink

    Identificação de plantas é literalmente minha vida. Trabalho no “Field Museum” na cidade de Chicago em um programa chamado ” Ferramentas de Identificação para a Conservação” no qual produzimos guias de campo para a identificação de plantas e animais em PDF que podem ser baixado GRÁTIS na nossa página. Concordo com o comentário da Juliana sobre o nível baixíssimo de arborização urbana mas penso que ainda é possível encontrar alguns lugares interessantes para aprender sobre as árvores até em grandes cidades como São Paulo. Temos um guia de campo de autoria de botânicos brasileiros que se chama “Árvores do Parque Independência, São Paulo”. É um material muito didático que pode ser usado por qualquer pessoa, com treinamento ou sem treinamento em identificação. Aqui está o link direto para o guia de árvores do Parque Independência que fica localizado no Bairro do Ipiranga. http://fieldguides.fieldmuseum.org/pt-br/guias/guia/315.

    Resposta
    • 10 de maio de 2016 em 6:58 PM
      Permalink

      Olá Juliana como vai? Demorei a te dar um retorno, mas fico muito feliz com seu comentário e contato. Este guia do parque da independência é bem completo. Concordo com você sobre a questão da diversidade de parques, quando comentei me referia mais sobre a diversidade de ruas. Parques antigos como o da Independência construmam ter uma diversidade maior, atualmente tem se realizado grande esforço no Villa Lobos para reconstruir uma diversidade maior de espécies, mas ainda o desenvolvimento das árvores por lá é uma questão a ser manejada devido o espaço ter sido implementado sobre antiga área de descarte de resíduos de obras viárias. Vamos manter contato lhe enviarei um email. Agradeço por acompanhar e contruibuir.

      Resposta
  • 17 de maio de 2016 em 6:32 AM
    Permalink

    Bom dia, eu tenho um arbusto ou árvore que gostaria de saber a espécie, alguém consegue saber qual a espécie?

    Resposta
    • 19 de maio de 2016 em 4:49 PM
      Permalink

      Olá Fabio como vai? pode me enviar por email que te auxiliamos na identificação. Envie fotos de folha, árvore inteira, flor, fruto e semente se tiver
      contato@arvoresvivas.org.br

      Resposta
      • 7 de março de 2017 em 2:08 PM
        Permalink

        Boa tarde Juliana. Como vc procederá para realizar a identificaçao da árvore do Fabio?

        Resposta
        • 9 de março de 2017 em 1:14 PM
          Permalink

          Olá Kerison, quando receber as imagens poderei averiguar se preciso de mais detalhes para identificação. Muitas vezes consigo com as imagens definir família se for uma espécie mais rara, se for conhecida pode acontecer de conseguir definir a espécie.

          Resposta
  • 10 de abril de 2017 em 8:50 PM
    Permalink

    Olá Juliana. Tenho uma samambaia que germinou espontaneamente no vaso em que havia uma violeta. Gostaria de saber como se chama e de que tipo é…. Quem poderia me responder algo a respeito?

    Resposta
  • 1 de maio de 2017 em 3:04 AM
    Permalink

    Boa noite nasceu uma planta no vaso e eu não sei o q e, não sei se e frutífera ,planta ou apenas mato alguem poderia me ajudar na identificação, me ajudaria muito

    Resposta
  • 14 de junho de 2017 em 9:56 AM
    Permalink

    Bom dia Juliana muito obrigada pelo texto !!o Flora brasiliensis só tem em latim?? Não tem PDF em português Juliana ?

    Resposta
  • 5 de julho de 2017 em 4:41 PM
    Permalink

    GOSTARIA DE ME APROFUNDAR, POIS SOU BONSAISTA E AS VEZES ME BATO COM ARVORES QUE NAO CONSIGO O NOME FACILMENTE, VC ME INDICARIA UM LIVRO QUE TENHA A ARVORE E A SEMENTE DELA, EU COLHI A SEMENTE MAIS NINGUEM SOUBE ME DIZER DE QUAL ARVORE, ISSO ME INTRIGOU, VIROU UM DESAFIO.

    Resposta
  • 13 de novembro de 2017 em 11:19 AM
    Permalink

    Muito bom este texto. Parabéns pela sensibilidade, pela visão ampla do assunto. Muito bom para quem não é especializado no assunto. Em especial gostei da afetividade e compromisso com as árvores que se pode sentir ao ler cada linha do que está escreto aqui, Estou trabalhando numa pesquisa sobre o tema das árvores centenárias. Adorei as dicas de leitura e demais detalhes repassados no texto. E fiquei com muuita vontade de conversa mais com você. Pode ser?

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2018 em 8:49 AM
    Permalink

    Muito bom ! Leitura agradável.
    Parabéns!
    Estou começando agora na área, começo hoje o curso de gestão ambiental, mudando meu estilo de vida passei a morar em um sítio para melhor aprender , está sendo uma grande descoberta !
    Senti que a identificação de plantas é o começo. Nasceu uma nova espécie e estou encontrando dificuldades para identificar .
    Abraços!

    Resposta
  • 18 de abril de 2018 em 1:37 AM
    Permalink

    Ola, parabéns pelo assunto, pelo trabalho e pela dedicação. Sou biólogo da área de recursos florestais, havendo alguma duvida com relação a identificação de exemplares arbóreos, se puder ajudar envie a foto da planta, frutos, etc .

    Resposta
  • 15 de julho de 2018 em 9:19 AM
    Permalink

    Ola Juliana Gatti tenho algumas mudas plantadas rm minha área e estou fazendo uma agrofloresta e algumas das mudas não consegui identificar nem com os aplicativos disponíveis.
    Saberia me dizer quem/onde pode me ajudar .
    Grato.
    TOM GOMEs

    Resposta
  • 20 de agosto de 2018 em 6:40 PM
    Permalink

    Eu tenho algumas plantas que não sei qual e o nome e qual e o melhor meio de cultiva algumas parece que estão doente alguém poderia me ajuda a identifica-las para pode resolver o que esta acontecendo com elas

    Resposta
  • 17 de setembro de 2018 em 3:36 PM
    Permalink

    Olá, gostaria que alguém me ajudasse a identificar uma árvore que tem no quintal da minha casa, as flores dela se parecem muito com as flores da acácia amarela. Por favor, se alguém poder ajudar.

    Resposta
  • 24 de março de 2019 em 11:37 AM
    Permalink

    Olá Juliana!
    Quero parabenizá-la pelo excelente texto -com informações dos principais Institutos de pesquisas de Flora e fauna do Brasil, e também por divulgar alguns projetos relacionados a essa temática- que contribuiu de forma muito positiva ao leitor convidando-o para um olhar mais sensível em relação à natureza.
    Sou estudante de Biologia e espero ter por perto (no campo profissional e pessoal) profissionais como você que buscam um mundo melhor através da conscientização das pessoas.
    Abraços!

    Resposta
  • 30 de maio de 2019 em 8:54 AM
    Permalink

    Olá Juliana, não estudo nenhuma área relacionada a botânica mas fiquei muito curioso quanto a identificação de espécimes vegetais através de suas características. Gostaria, se possível, que você me indicasse algum livro sobre a área de identificação de espécimes.

    Resposta
  • 10 de fevereiro de 2020 em 11:29 AM
    Permalink

    Oi Juliana!
    Muito bom seu texto. Parabéns!
    Se ainda não inclui, deveria colocar na sua pauta o tema abelhas nativas que é muito rico e interessante.
    Sou Engenheiro Civil, mas, me identifico com a Biologia, afinal, fazemos parte da natureza…
    Li em alguns lugares que 90% da flora brasileira depende das abelhas nativas para polinização. A simbiose entre estes seres extrapolam nosso conhecimento, e precisamos sem dúvidas aprofundar e compartilhar nossas ideias…talvez você conheça nomes como Jorge do “SOS Abelhas sem ferrão”, ou o Marcello Bahtts do canal “Polinizadores”…enfim, se ainda não é, seria interessante e fortalecedor a união dos temas!
    Abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

Juliana Gatti

Mestranda na área de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, sua pesquisa dedica-se a avaliar a influência da natureza na qualidade de vida de crianças e sociedade. Idealizou o Instituto Árvores Vivas em 2006, onde promove ações de conexão com a natureza por meio de apreciação, restauração e fomento da cultura ambiental.