Coletivo PermaSampa ensina como aplicar técnicas de permacultura nas cidades

curso-design-permacultura-permasampa-foto-horteloes-urbanos
Esta é uma super oportunidade para quem quer entender o que é e como podem ser aplicadas as técnicas de permacultura em centros urbanos. E só é possível porque uma turma pra lá de experiente – que trabalha com o tema sempre aliado ao coração – se uniu para criar o curso Design em Permacultura, que será realizado no Instituto Casa da Cidade, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Mas atenção porque as inscrições vão até 15/8!!

A iniciativa é do coletivo PermaSampa formado por Peter Webb, Thomaz Lotufo, Felipe Pinheiro, Marjory Mafra, Giuliana Capello (jornalista que assina o blog Gaiatos e Gaianos, aqui no Conexão Planeta), Guilherme Castagna, Claudia Visoni, Gilberto Machel, Lucas Ciola, Nilson Dias, Julio Avanzo, Nádia Recioli e Vinícius Pereira. A coordenação pedagógica é de Nadia Recioli. No site da Casa da Cidade você pode saber tudo sobre as realizações de cada um.

Mas o que é permacultura, afinal? “Significa cultura permanente” diz o grupo no site da Casa da Cidade. “É uma ciência de design ecológico pautada por três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes. A aplicação de seus conceitos (veja abaixo) visa tornar os agrupamentos humanos ambientalmente sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações”.

No vídeo que você pode assistir no final deste post, o educador e permacultor Thomaz Lotufo detalha assim: “É ecologia prática. Ela nos instrumentaliza para que possamos agir e resolver os problemas que temos no planeta”. E Felipe Pinheiro, também permacultor e educador, completa: “Design em Permacultura é desenhar os espaços em busca da autossuficiência e do bem viver. É planejar os espaços para encontrar o ciclo do alimento, da água, dos resíduos pensados como a natureza”.

Loufo explica o objetivo do PermaSampa com esta segunda edição do curso: “Vamos contextualizar os participantes no que se refere ao local em que vivemos e exercitar os sentidos para perceberem todo o território. Como trabalhar – como comunidades e indivíduos – no contexto ambiental? Como eu uso o solo? Como produzo alimentos na cidade? Como traduzir a natureza, em suas formas e geometrias, e como atuar por meio dessa tradução?”, explica Lotufo.

Assim, o curso capacitará os alunos no planejamento de territórios com o mínimo impacto ambiental e social, a partir da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos.

Ele é dividido em três módulos de uma semana – de 22 a 27 de agosto, de 17 a 23 de setembro e de 15 a 21 de outubro –, com aulas noturnas e atividades aos sábados, durante o dia inteiro. Com 80 horas, sua programação inclui atividades práticas, visitas em campo e aplicação de conceitos estudados no projeto de estudo de caso, a ser definido. E serão estudados todos os conceitos da permacultura urbana:
– redução dos impactos ambientais das cidades
– resiliência e regeneração socioambiental no meio urbano
– transição para uma economia de baixo carbono
– construção de políticas públicas e
– direito à cidade.

Edições anteriores e seus projetos bacanas

Em 2015, o PermaSampa realizou três edições do curso Design em Permacultura, cada uma com resultados muito interessantes e práticos. A primeira, elaborou propostas de intervenções permaculturais para a Casa da Cidade. As outras duas resultaram em projetos no Espaço Cultural Jardim Damasceno, na Vila Brasilândia.

Os organizadores acreditam que, à medida que mais cursos forem realizados, as vivências práticas e as conexões entre o centro e as periferias se aprofundarão e transformaram a cidade num lugar mais humano e saudável para ser viver.

Tudo sobre o Curso Design em Permacultura

Quando: agosto (22 a 27), setembro (17 a 23) e outubro (15 a 21)
Onde: Instituto Casa da Cidade, na Rua Rodésia, 398, Vila Madalena, São Paulo/SP.
Horário: 2ª. a 6ª., das 19 às 22h15 / sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Vagas: 25 (havia 5 vagas sociais que já foram preenchidas)
Investimento: R$ 1 mil à vista ou R$ 1.150 em 3 parcelas
Informações e inscrições: até 15/8 pelo e-mail inscricoes@casadacidade.org.br
Apresentação: encontro gratuito em 15/8, às 19h, na Casa da Cidade.

Agora, assista ao vídeo sobre o curso:

Foto: Hortelões Urbanos/Divulgação

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Um comentário em “Coletivo PermaSampa ensina como aplicar técnicas de permacultura nas cidades

  • 12 de agosto de 2016 em 7:38 PM
    Permalink

    Nossa com tanta atividade de ocupação de espaço público gratuito e um “curso” para técnicas que são coletivas e por este preço?

    Resposta

Deixe uma resposta