Esta pode ser a cidade mais sustentável do mundo

Esta cidade pode se tornar o lugar mais sustentável do mundo

Imagine morar em uma cidade nova em folha, recém-construída, pensada especialmente para ser o lugar mais sustentável do mundo. Esta ideia está muito perto de se tornar realidade. Isso porque está sendo construída uma cidade abastecida por energia solar que deve ficar pronta até 2017.

O projeto de cidade fica nos Estados Unidos, no sudoeste do estado da Flórida, famoso pelos parques de diversões da Disney em Orlando, Miami Beach, Bush Gardens e pelo calor caribenho. Graças à abundante incidência de luz solar, a eletricidade do lugar será gerada em uma planta de energia fotovoltaica próxima, de 75 Megawatts, suficiente para abastecer mais de 42 mil lares.

Com cerca de 70 km², maior do que Manhattan, por exemplo, a comunidade se chama Babcock Ranch e busca promover um estilo de vida mais “verde”. Veja, abaixo, o “manifesto” divulgado em seu site oficial:

Em Babcock, preferimos andar ou andar de bicicleta a dirigir. Estamos a serviço do meio ambiente e nos orgulhamos em dizer que nossa cidade é movida a energia solar. Nós conhecemos uns aos outros e nos chamamos pelo nome. Amamos as áreas verdes de Babcock, os lagos, trilhas e áreas de preservação, assim como apreciamos os estilos atemporais de nossos bairros e os locais de aprendizado e comércio. O futuro da nossa cidade é sustentado pela pura alegria que temos de viver aqui.

Esta cidade pode se tornar o lugar mais sustentável do mundo

Como você pode ver, a nova cidade está sendo construída com uma preocupação central em seu impacto ambiental, além de ter foco em qualidade de vida e em inovação.

Em planejamento e construção há 10 anos, a cidade está sendo construída pela empresa norte-americana de empreendimentos imobiliários Kitson & Partners. “Babcock Ranch vai exemplificar o que significa ser uma cidade do futuro, oferecendo um equilíbrio único da infraestrutura mais tecnologicamente avançada e das comodidades, com acesso imediato a um ambiente natural rico e um senso verdadeiro de comunidade”, disse o CEO da empresa, Syd Kitson, em comunicado divulgado à imprensa.

Esta cidade pode se tornar o lugar mais sustentável do mundo

Inauguração da cidade

A primeira fase do projeto está prevista para ser concluída em 2017 e terá um total de 1.100 residências prontas para habitação. Além disso, a cidade já contará com um moderno centro de bem-estar, um café-mercado, um restaurante à beira do lago, instalações educacionais e lojas de roupas para aventuras na natureza.

Quando a Babcock Ranch estiver completa, terá 19.500 casas e mais de 557 mil m² de espaços comerciais e comunitários construídos. Ainda assim, mais da metade da área da cidade será de mata preservada. Estima-se que terá 50 mil habitantes, quanto concluída.

Este é só um bom exemplo de investimentos mais sustentáveis que deveriam ser priorizados em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Esta cidade pode se tornar o lugar mais sustentável do mundo

Fotos: Divulgação/Babcock Ranch

6 comentários em “Esta pode ser a cidade mais sustentável do mundo

  • 14 de julho de 2016 em 8:59 PM
    Permalink

    isso foi muito bem pensado pena que meio tardio, mas de qualquer forma sera um grande passo para um futuro bem melhor !!

    Resposta
  • 15 de julho de 2016 em 11:14 AM
    Permalink

    TENHO PROJETOS MAIS OUZADOS, MAIS ISSO NÃO DIMINÚI SEUS MÉRITOS, OBRIGADO POR TEREM ME ENVIADOS PARÂMETROS MUITO RELEVANTES PARA MEUS CONHECIMENTOS.

    Resposta
  • 15 de julho de 2016 em 8:03 PM
    Permalink

    muito importante e fundamental.

    Resposta

Deixe uma resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.