PUBLICIDADE

Ciclovia que brilha no escuro é recarregada com energia solar

ciclovia-que-brilha-escuro-recarregada-energia-solar-conexao-planeta

A ideia não é nova, mas sem dúvida nenhuma, os poloneses conseguiram superar as anteriores. Foi inaugurada no norte do país, próximo ao município de Lidzbark Warminsk, uma ciclovia que brilha durante a noite, com uma luz azul fluorescente, dando a sensação ao ciclista que ele está pedalando entre as estrelas.

A ciclovia foi desenvolvida pela empresa europeia TPA sp. z o.o, especializada em geoengenharia e tecnologias inovadoras para fabricação de materiais como asfalto e concreto.

O mais bacana do projeto é que a iluminação da ciclovia funciona a partir da energia solar. A tecnologia usa partículas sintéticas, chamadas de “luminophores” para carregar o asfalto durante o dia.

ciclovia

As imagens da nova ciclovia já rodaram o mundo e se tornaram virais nas redes sociais (por razões óbvias, pois ela é simplesmente linda!). Vale mencionar que o projeto foi inspirado na ciclovia Van Gogh, inaugurada no ano passado, na Holanda, pelo escritório de design Daan Roosegaarde (leia mais neste outro post onde mostramos o trabalho dos designers). Assim como a holandesa, a estrada iluminada na Polônia é um projeto piloto.

ciclovia-que-brilha-escuro-recarregada-energia-solar-3-conexao-planeta

Cada vez mais popular no mundo todo, as ciclovias estão recebendo atenção especial de arquitetos e planejadores urbanos. No começo deste ano, por exemplo, em Auckland, os neozelandeses ganharam a “Light Path” (percurso leve, solto, em tradução livre), uma ciclovia cor de rosa, com desenhos Maori (aborígenes locais) ao longo dela. A via para bicicletas passa por cima e ao lado de avenidas bastante movimentadas da cidade e com isso, consegue interligar diversos outros trechos de faixas para ciclistas.

ciclovia-que-brilha-escuro-recarregada-energia-solar-4-conexao-planeta

A ciclovia rosa de Auckland passa ao longo de muitas avenidas

Já em Copenhague, na Dinamarca, a cor escolhida foi a vermelha para a nova ciclovia, inaugurada em março deste ano, e que passa sobre o porto e a ponte Bryggebro. O projeto foi batizado de “The Bicycle Snake”, em referência ao trajeto curvilínio, como uma cobra.

ciclovia-que-brilha-escuro-recarregada-energia-solar-copenhague-conexao-planeta


Leia também:
França terá estradas cobertas com painéis solares
Semáforos inteligentes irão priorizar bicicletas e transporte público nas ruas de Copenhague
Noruega anuncia construção de ciclovias ao redor das maiores cidades do país
Ciclovia gigante na Alemanha pode tirar 50 mil carros das ruas
Estocolmo pode financiar uso de bicicleta aplicando multa em carro

Fotos: divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE