A nova casa do artesanato brasileiro

_PV77112

Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro. Entre tantas construções importantes, que fazem parte da história da urbanização da cidade, três delas acabam de ser restauradas. E já viraram pontos turísticos: o conjunto, conhecido como Solar do Visconde do Rio Seco, foi transformado no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), inaugurado no final de março.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar o artesanato e apresentá-lo como um importante produto do país. A enorme diversidade de artistas, peças e materiais utilizados na atividade também terá espaço no lugar, que abriu ao público com a exposição “Origem Vegetal: a biodiversidade transformada”, com 800 peças elaboradas por artesãos de todas as regiões do país.

_PV77269

Além da mostra, outras atrações para os visitantes são o tour pelo belo prédio de três andares, construído no final do século 18, as oficinas, a midiateca (com enorme acervo sobre o tema), o restaurante, o café. E, claro, as compras: a loja Evento tem mais de 500 m², e peças espalhadas por sete ambientes. O novo CRAB abriga também o espaço de reflexão, com programação de cursos, seminários e debates, e o espaço experimental, que deve funcionar como um laboratório livre de criação.

_PV77258

Num ano de tantas inaugurações e novidades (e de tantos visitantes!) no Rio de Janeiro, nada como ver nascer um centro cultural voltado só para o artesanato. Assim como o Sebrae, a Garupa também acredita e aposta nessa atividade da economia criativa que  “gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas”.

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
Praça Tiradentes, 67/71, Centro, Rio de Janeiro
3ª 10h/19h; 4ª/sáb 10h/17h
Entrada grátis

*Texto originalmente publicado em 25/04/2016 no site da Garupa

Deixe uma resposta

Na Garupa

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.