PUBLICIDADE

Carro solar que acomoda até cinco pessoas é grande campeão do World Solar Challenge

Carro solar que acomoda até cinco pessoas é grande campeão do World Solar Challenge

No passado, veículos movidos a energia solar geralmente se resumiam a um cockpit apertado, onde o motorista tinha pouquíssimo espaço para se movimentar. Mas com o desenvolvimento de novas tecnologias, tudo mudou.

Este ano, durante o World Solar Challenge, uma corrida anual em que veículos solares competem entre si, durante sete dias, em um percurso de 3 mil km, pelas estradas da Austrália, um dos destaques ficou com o Stella Vie.

O carro, criado por estudantes da Universidade de Eindhoven, na Holanda, foi o vencedor na categoria Cruiser. Além dela, há mais duas: Challenger e Adventure.

O conceito do Stella Vie alia aerodinâmica e estética. Consegue rodar até 1 mil km em um dia ensolarado na Holanda, com média de 70 km/h.

O melhor? A energia excedente produzida pelas placas solares em seu teto pode ser transferida para a casa do motorista ou o grid (linha de transmissão de eletricidade).

E não é só! O carro solar holandês tem computador de bordo que compara seu uso de combustível com um veículo tradicional, navegador e assistente de estacionamento.

Apesar do visual futurístico, os criadores do Stella Vie garantem que este é um carro do presente. Ele é o primeiro veículo solar do mundo que acomoda cinco pessoas, ou seja, perfeito para uma família.

Fotos: TU Eindhoven, Bart van Overbeeke

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE