Campanha #ToyLikeMe comemora lançamento de primeiro boneco Lego cadeirante

lego-cadeirante-800
O pequeno bonequinho que você vê na foto acima causou estardalhaço na mídia internacional. Ganhou destaque nas principais publicações do mundo todo. Sua foto ganhou curtida e saudações no Twitter do Comitê Paralímpico Internacional. O motivo? A dinamarquesa Lego, maior e mais famosa fabricante de peças de montar do planeta, lançou após 84 anos, o primeiro personagem cadeirante da história da empresa.

rebeca-atkinson-800O lançamento não ocorreu por acaso. No ano passado, como mostramos aqui, em outro post do Conexão Planeta, houve forte pressão do movimento #ToyLikeMe (Brinquedo Como Eu, em tradução livre), liderado pela jornalista e ativista britânica Rebecca Atkinson, pela inclusão de personagens com deficiência nos produtos fabricados pela indústria de brinquedos. Em petição no site Change.org, mais  de 20 mil pessoas apoiaram a campanha.

“Estamos com lágrimas nos olhos agora”, escreveu Rebecca nas redes sociais, comemorando o lançamento da Lego na feira internacional de brinquedos realizada em Nuremberg, na Alemanha, no início deste mês.

O mais curioso é que parece que a própria marca foi pega de surpresa pela repercussão do boneco em cadeira de rodas. O jovem personagem, acompanhado de um cão, que faz parte do kit “Fun in the Park”  (Diversão no Parque, em tradução livre), não era para ser um lançamento especial da Lego. Segundo artigo publicado por Rebecca Atkinson, no The Guardian, não havia fotos para a imprensa e a assessoria da companhia só soube informar que o produto estaria à venda nas lojas da Europa e Estados Unidos a partir de junho. De acordo com a BBC Brasil, em nosso país, a novidade chegará às prateleiras em novembro. A Lego afirma que já era possível montar personagens em cadeiras de rodas, mas deixava isso livre para a imaginação das crianças.

toy-like-me-3-800Para a ativista, apesar de sua pequena estatura, o personagem com capuz sobre a cadeira de rodas representa “uma mudança brutal na indústria de brinquedos”.

Estima-se que 150 milhões de crianças no mundo todo tenham algum tipo de deficiência. Infelizmente, elas não se vêem representadas nos brinquedos com que brincam. Isto é extremamente prejudicial para a autoestima destas crianças, que se sentem invisíveis perante a sociedade e os amigos.

A história da #ToyLikeMe

Rebecca Atkinson cresceu usando aparelho auditivo. Mas nunca se viu representada no mundo em que vivia. Não há crianças surdas nas histórias em quadrinhos, bonecas ou comerciais de TV.

Quando se tornou mãe, a jornalista viu que a indústria de brinquedos continuava ignorando as crianças deficientes. Decidiu, então, se juntar a um grupo de mulheres, mães cujos filhos sofrem com algum tipo de deficiência, e criar o #ToyLikeMe.

O movimento, que tem como base uma página no Facebook – com 32 mil seguidores atualmente -, começou a divulgar imagens de brinquedos customizados (foto abaixo), tudo feito em casa. Bonecas com aparelhos auditivos e bengalas, princesas em cadeiras de rodas.

Agora a iniciativa comemora sua primeira grande vitória com o lançamento da Lego. E que venham muitas outras!

toy-like-me-800
Fotos: Spielwarenmesse eG / Alex Schelbert (Lego), arquivo pessoal (Rebecca Atkinson) e divulgação #ToysLikeMe

10 comentários em “Campanha #ToyLikeMe comemora lançamento de primeiro boneco Lego cadeirante

  • 8 de abril de 2016 em 8:12 PM
    Permalink

    Eu quero uma coleção para levar para trabalhar com meus alunos da creche como consigo mais em conta pois sou assalariado e quero uma coleção boa para meu grupo
    Rita email Aguilar. Rs@ hotmail. Com

    Resposta
    • 11 de abril de 2016 em 5:23 AM
      Permalink

      Oi Rita,
      Você deve entrar em contato diretamente com a Lego.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
  • 26 de maio de 2016 em 11:20 PM
    Permalink

    Meu nome é Luis Otávio, tenho 4 anos, minha tia copia os desenhos da lego,da internet, para mim pintar, só que já pinte todos e gostara de ter mais. Sugiro que voces coloquem mais desenhos lego, de super heróis, para eu pintar.
    Um beijo
    Luis Otávio

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.