PUBLICIDADE

Campanha #EstouComANatureza promove a conexão das pessoas com o meio ambiente

Campanha #EstouComANatureza promove a conexão das pessoas com o meio ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a ONU lançará a campanha global “Conectando as Pessoas à Natureza”, que terá como tema a hashtag #EstouComANatureza. Em todos os cantos do planeta serão realizadas atividades, entre os dias 4 e 11, para incentivar a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente.

A ideia principal, segundo as Nações Unidas, é impulsionar os esforços para a conservação, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para a Terra.

“As armadilhas da vida moderna — arranha-céus, smartphones, fast food — são construídas sobre uma base de sistemas naturais complexos”, diz o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim. “Sem sistemas naturais saudáveis, nossa vida moderna começa a desmoronar. Uma mudança aparentemente insignificante pode causar efeitos desastrosos. Podemos observar isso nas mudanças climáticas. Um pequeno aumento da temperatura global está causando aumento do nível do mar, mais inundações, secas e espécies a serem dizimadas”.

No Brasil, já estão organizadas diversas ações. Entre as principais, destacam-se a Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’, no Museu do Amanhã e o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no AquaRio, ambos no Rio de Janeiro.

A programação oficial começará no domingo (4/6), quando mais de 4,5 mil atletas se reunirão no Parque Nacional do Iguaçu para correr pela natureza na Meia Maratona das Cataratas, prova que dará início à Semana Mundial do Meio Ambiente no país.

O local foi escolhido por ser o ideal para se fazer um alerta sobre a importância da criação de áreas protegidas no Brasil (em um momento em que o Congresso vota justamente o fim da proteção de muitos parques) e estimular o sentimento de pertencimento dos parques pelos cidadãos brasileiros, incluindo a ampliação de visitação aos Parques Nacionais como estratégia de conservação.

Já na segunda-feira (5/6), em parceria com a Embaixada do Canadá e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), será lançado o concurso de fotografia #EstouComANatureza, que premiará o vencedor com uma viagem para Brasília e um passeio em seus parques nacionais.

Na terça-feira (6/6), o Museu do Amanhã, receberá o simpósio “Ecos da Rio-92: 25 anos depois”, em que será debatido como caminhamos desde a realização de um dos mais importantes encontros sobre o meio ambiente até hoje e quais desafios ainda não foram superados na busca por um planeta mais equilibrado. Entre os palestrantes confirmados estão os jornalistas André Trigueiro, Sônia Bridi e Washington Novas, o economista Sergio Besserman, o especialista em energia alternativa Sérgio Trindade e o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Já na quarta-feira (7/6), o AquaRio, na capital carioca também, recebe o lançamento da campanha #MaresLimpos, que combate a poluição nos oceanos.

Para encerrar a semana, Grupo Cataratas, AirBnB e ONU Meio Ambiente promovem o Encontro #I’m With Nature, com anfitriões cariocas que farão um mutirão de plantio de mudas nativas no Parque Nacional da Tijuca, na nascente do Rio Carioca.

Alguns dos principais monumentos brasileiros serão iluminados de verde, como o Cristo Redentor e o próprio Museu do Amanhã, no Rio, além da Ponte Estaiada, Viaduto do Chá e sede da prefeitura, em São Paulo.

Escolas públicas também serão envolvidas nas celebrações pela natureza. Um guia digital de planos de aula sobre a importância da conexão da natureza para sua preservação será distribuído para 150 mil colégios.

Este ano, o chamado é para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hastags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

Foto: ONU Meio Ambiente

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE