Campanha “Entrando pelo Cano” pede fim do desmatamento

letícia spiller e marcos palmeira

O que exatamente a Floresta Amazônica, lá no extremo norte do país, pode influenciar no dia a dia de quem, por exemplo, mora em Minas Gerais ou Santa Catarina? Muito. A resposta é exatamente esta: muito. Para alertar a população brasileira sobre as consequencias do desmatamento desenfreado no Brasil, foi lançada a campanha “Entrando pelo Cano”. Idealizada pela organização Uma Gota no Oceano, em parceria com o Greenpeace Brasil, a iniciativa quer mostrar como a derrubada de árvores interfere diretamente na vida de todos nós.

O vídeo produzido para a divulgação da campanha, que tem locução da atriz Letícia Spiller, expõe de maneira bastante simples, como o abastecimento de água tem relação com a floresta. Com o desmatamento, a segurança de nossos mananciais fica comprometida e consequentemente, haverá falta deste recurso tão precioso para todos: a água.

Outra série de vídeos, chamados de Gota de Informação, revelam fatos importantes sobre a biodiversidade da floresta, as comunidades que vivem ali e questões importantes para a preservação da Amazônia. A linguagem é clara e acessível para engajar o maior número de pessoas e fazer com este conteúdo seja disseminado pelas redes sociais. “Vamos democratizar o acesso à estas informações e envolver a sociedade nas decisões que definem o nosso futuro”, diz Maria Paula Fernandes, diretora fundadora da Uma Gota no Oceano.

“Entrando pelo Cano” é mais um apoio ao projeto “Desmatamento Zero”, promovido pelo Greenpeace. O movimento quer mobilizar 1,43 milhão de brasileiros (1% da população do país) a assinar uma petição que pede o fim do desmatamento no Brasil. Para que isso se torne um projeto de lei, em discussão no Congresso Nacional, é necessário este número de assinaturas. Até o momento, já foi conseguida a adesão de 1,3 milhão de pessoas. Agora falta pouco!

Apoiam a campanha vários especialistas em mudanças climáticas, como Sergio Bessermann e Antonio Nobre, e artistas, como Marcos Palmeira, Isis Valverde, Marcelo Bonfá, Bruno Mazzeo, Dira Paes e Ingrid Guimarães. O estilista Ronaldo Fraga criou a camiseta “Entrando pelo Cano”, que será usada para divulgar a iniciativa nacionalmente.

Assista abaixo o vídeo de promoção da campanha “Entrando pelo Cano”:


Foto: Marcelo Tabach/divulgação

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Campanha “Entrando pelo Cano” pede fim do desmatamento

  • 18 de setembro de 2015 em 11:40 AM
    Permalink

    Eu sou natureza.

    Resposta

Deixe uma resposta