Califórnia pode proibir criação de galinhas, porcos e bezerros em jaulas

Califórnia pode proibir criação de galinhas, porcos e vitelos em jaulas

O estado americano da Califórnia pode se tornar a primeira localidade do mundo a implementar uma lei rígida sobre a criação de animais em fazendas. A campanha Prevent Cruelty California, liderada pela Humane Society of the United States, e com apoio de diversas outras entidades, quer que o governo proíba a criação, e consequente comercialização, de galinhas, porcos e vitelos (bezerros de até um ano) em espaços confinados, como gaiolas e jaulas.

Para que a iniciativa seja transformada em projeto de lei, os organizadores da campanha precisam de 365 mil assinaturas. Até a semana passada, já tinham mais de 200 mil.

É que nos Estados Unidos, o sistema de votação de novas leis permite que organizações da sociedade civil e indivíduos, que consigam um determinado número de assinaturas para suas iniciativas, não precisem da anuência de políticos para transformá-las em projetos de lei.

Ou seja, se a campanha Prevent Cruelty California chegar ao número de assinaturas exigido, a iniciativa que quer proibir a crueldade com animais será colocada em votação em novembro. Se tudo der certo, em 2019, produtores de galinhas, porcos e vitelos seriam obrigados a criar estes animais fora de gaiolas.

“Os californianos sabem que o confinamento de animais em gaiolas apertadas durante toda a vida é cruel e compromete a segurança alimentar”, disse Wayne Pacelle, presidente da Humane Society. “Todos os animais merecem tratamento humano, principalmente aqueles criados para a nossa alimentação”.

Se aprovada, a nova lei trará implicações também para aqueles que fazem comércio com a Califórnia, a sexta maior economia dos Estados Unidos. A importação de animais no estado ficará sujeita às mesmas restrições. Existe uma legislação similar em Massachusetts, mas não tão rígida.

Desde 2015, produtores da Califórnia já eram obrigados a garantir que os animais confinados conseguissem, pelo menos, ter espaço suficiente para levantar, deitar e esticar seus membros.

Atualmente, no mundo todo, animais vivem enjaulados em recintos mínimos – da hora que nascem até o momento de seu abate – sem poder se movimentar. Estressados, eles produzem substâncias nocivas que, segundo as entidades defensoras dos direitos dos animais, acabam na carne ou ovos que comemos. Estudos indicam, por exemplo, que a bactéria salmonela é encontrada mais comumente entre galinhas criadas em gaiolas do que aquelas que vivem em espaços abertos.

Voluntários fazendo campanha para conseguir mais assinaturas

Leia também:
Pele descartada de cirurgias plásticas substitui uso de animais em testes de cosméticos
Brasileira recebe prêmio internacional por pesquisa com alternativa a testes com animais
#AnvisaPoupeVidas: ajude a evitar a morte de milhares de animais em testes de agrotóxicos

Foto: domínio público/pixabay

Um comentário em “Califórnia pode proibir criação de galinhas, porcos e bezerros em jaulas

  • 22 de abril de 2018 em 11:55 AM
    Permalink

    Animais não precisam de espaços maiores precisam que humanos que lhes respeitem o sagrado direito de viver, porque serão mortos, apesar de inocentes e pedaços de seus cadáveres serão consumidos, porque erroneamente considerados indispensáveis. Animais não são comida, são amigos e mesmo que você não mate o animal, mas compactua com aqueles que os matam, é cúmplice. Falo de cadeira, sou vegetariana há quarenta anos e vegana há quatro, com a saúde OK e meu cardápio nutritivo, variado, colorido, e saboroso, sem nenhum resquício da energia negativa do medo e do desespero que animais deixaram na própria carne, antes de serem mortos. Certo, sempre foi assim então, moçada, hora de virar o foco, hora de pesquisar de onde vem o frango, o leite, os ovos e a carne que embalados no Supermercado, não revelam a origem chamada exploração e morte, de onde vieram.Existem mil receitas sem vísceras de animais nelas, pesquise no Google e se tiver coragem, assista o vídeo Terráqueos e A Carne é Fraca. Milhões de pessoas no mundo estão mais felizes depois que entenderam isso e se tornaram vegetarianas, não só para ter mais saúde e conservar a juventude por mais tempo, não só pelo Planeta, pelo meio ambiente, pela razão e pela ética, mas principalmente porque amam os animais de todas as espécies, não apenas seu totó que só falta falar e seu gatinho fofo que você jamais colocaria em uma panela, mesmo que fosse nutritivo, porque são de estimação. Os “outros” não?!

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.