Caixas de Natureza: inscrições abertas para a ‘edição verão’ do projeto que envolve famílias de todo o Brasil e a natureza

Quando idealizou o projeto Caixas de Natureza, em 2016, a educadora Ana Carolina Thomé não imaginava que causaria tanto impacto na vida de famílias – e especialmente de crianças – de diversos cantos do Brasil: pra ser mais exata, mais de 60 cidades de 22 estados. Foi o que ela contou em maio do ano passado, em post que escreveu para o blog Ser Criança é Natural, que ela assina – aqui no Conexão Planeta – junto com a educadora Rita Mendonça. As duas são especializadas em vivências e aprendizados que envolvem crianças e natureza.

Tudo começou com os encontros que ambas promovem em parques da cidade de Sao Paulo, reunindo crianças e suas famílias para brincar com a natureza. Em geral, todos coletam elementos naturais em suas caminhadas e depois fazem relatos sobre o resultado da pesquisa, o que leva crianças e adultos a observarem melhor a natureza ao seu redor.

A divulgação desse trabalho provocou o interesse em famílias de diversos lugares pelo país, o que levou à criação dessa iniciativa linda. Com as Caixas da Natureza, famílias e crianças em escolas de qualquer cidade trocam experiências sobre a natureza ao enviar suas coletas dentro de caixas. Com um detalhe: não sabem quem vai receber sua pesquisa, nem de onde virão as caixas que receberão.

Em 2017, um ano depois do lançamento do projeto, Ana Carol e Rita contaram sobre essa experiência. Na época, mais de 400 caixas haviam viajado pelo país. Em 2018, Ana Carol levou a iniciativa para a Avenida Paulista, em São Paulo, convidando crianças e adultos a aderir à brincadeira.

Agora, no início de 2020, o projeto já anuncia a abertura das inscrições – que vão até 21 de janeiro – para a nova edição de verão, especialmente para famílias. Para grupos de crianças, as inscrições serão abertas em 1 de fevereiro.

Fotos: Divulgação (destaque) e Renata Stort (menino)

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta