Brinde ao fim do desperdício: cerveja feita com sobras de pão chega ao Brasil

cerveja de pão

Lançada no ano passado na Inglaterra, como mostramos neste outro post, a Toast Ale surgiu para tentar diminuir um problemão dos britânicos: o desperdício colossal de pão! Ele é o alimento encontrado em maiores quantidades no lixo das casas inglesas. Todos os dias, são 24 milhões de fatias jogadas fora, ou seja, 44% de tudo o que se produz no país.

Incomodado com o descarte completamente desnecessário – de um volume inaceitável de alimento – , o ativista e ambientalista Tristam Stuart teve uma ideia genial. Usar o pão que iria parar no lixo para a fabricação de cerveja. E não é só. Todo o valor da venda da Toast Ale é revertido para a organização Feedback, que combate o desperdício de comida.

Este desperdício de pão não acontece somente no Reino Unido, mas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Todavia, agora, ele vai ficar um pouco menor por aqui. É que em outubro será lançada a versão nacional da Toast Ale. “Vamos lançar a cerveja no Brasil com meu amigo e agora parceiro de colaboração David Hertz, de Gastromotiva”, contou Stuart, com exclusividade e em primeira mão ao Conexão Planeta. “A venda da cerveja arrecadará fundos para a organização de gastronomia social. Esta será a primeira de nossas franquias sociais internacionais!”

Criada em 2006, em São Paulo, a Gastromotiva tem como missão promover a transformação social por meio da gastronomia. A organização dá cursos de capacitação profissional para jovens carentes e apoia microempreendedores. Com diversos prêmios recebidos ao longo dos últimos anos, a iniciativa do chef Hertz já expandiu para o Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador, e em 2017, para a Cidade do México.

Além disso, em parceria com o renomado chef italiano Massimo Bottura, Hertz abriu durante os Jogos Olímpicos o ReffetoRio Gastromotiva, que utiliza sobras de ingredientes ainda em bom estado – verduras, frutas e legumes -, que iriam para o lixo, e prepara refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social (leia post completo sobre o refeitório aqui) .

Desde que chegou ao mercado britânico, a Toast Ale recebeu diversos prêmios internacionais, entre os quais, International Beer Challenge nas categorias Conceito de Inovação e Design & Embalagem, The Food Talks Awards como Melhor Sabor e Drinks Business Green Awards.

A cerveja de pão brasileira, que será produzida pelos cariocas da Green Lab, ainda está em fase de testes. Quando estiver estupidamente gelada e à venda no comércio, com certeza o brinde – ao fim do desperdício – terá muito mais sabor!

Foto: divulgação Toast Ale

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.