Bria, a menina que pinta animais ameaçados para salvá-los da extinção

Menina americana pintando animais em extinção

Histórias inspiradoras sempre nos emocionam. Ainda mais em uma época do ano como esta, em que tanto se fala de paz, renovação, esperança e amor. A americana Bria Neff é uma menina de 9 anos. É uma garota normal, como tantas outras de sua idade, que moram no estado de Montana. Gosta de roupas cor de rosa, desenhar, faz aula de teatro e tem um cachorrinho, chamado Yoda.

Mas Bria tem um talento muito especial: a pintura. E há cerca de seis meses, se propôs a usar este talento para ajudar uma causa ambiental, a preservação dos animais ameaçados de extinção. “Sempre gostei de animais”, contou Bria ao Conexão Planeta. Mas lendo com sua mãe reportagens sobre o risco de muitos deles deixarem de existir no planeta, a menina ficou triste e brava, e decidiu fazer alguma coisa para ajudar. “Sem os animais, nós não existiremos!”.

Menina americana pintando animais em extinção

Bria pretende pintar 3 mil animais nos próximos dez anos

Então Bria começou a pintar telas de bichos com risco de desaparecer. Ursos polares, leões, baleias, elefantes, golfinhos, focas, pinguins, rinocerontes. Confessa que seu preferido é o guepardo. Mas não é só. A jovem artista vende seus quadros e o dinheiro arrecadado doa para a organização International Fund for Animal Welfare (IFAW), entidade que trabalha pela conservação de animais. “Até agora já vendi 12”, revela orgulhosa. Em outubro passado, a família de Bria doou US$ 1.100 mil para a IFAW.

Em seu site, Pigtails Art, é possível ver o trabalho desta pequena e talentosa artista e encomendar ou comprar quadros. Bria estuda em uma escola local, que tem a arte entre seus principais focos. Além disso, a menina adora fazer cursos. Também gosta de se dedicar à escultura. Por seu talento indiscutível, já recebeu diversos prêmios este ano.

http://pigtailsart.com/

Um novo quadro ficando pronto em seu ateliê

O objetivo dela – pra lá de ambicioso – é pintar 3 mil quadros nos próximos dez anos. Pergunto se ela já desenhou algum animal do Brasil. “Sim, já pintei o papagaio da Amazônia. Agora quero fazer um cachorro-do-mato”, diz.

Para conseguir reproduzir os animais em suas telas, Bria faz muitas pesquisas e leituras sobre espécies ameaçadas de extinção. A menina de 9 anos é realmente um sopro de inspiração para todos nós. “Meu sonho é salvar todos os animais da caça, matança e desmatamento. Quando eu for mais velha, quero que o mundo seja um lugar saudável, onde todos os animais e pessoas vivam juntos e felizes”.

Todos nós queremos, Bria. E principalmente, ter seres humanos iguais a você no mundo.

bria-pintura-animais-extincao-elefante-800

O elefante, um dos vinte quadros já feitos pela jovem artista


Fotos: divulgação Pigtails Art

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.