Brasil, um país em chamas: série de vídeos online mostra realidade das queimadas na Amazônia


O Brasil está queimando. Prova disso é o número recorde de incêndios no ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE: foram 275.120 incêndios em todo o país no ano passado, a maior parte deles concentrados na Amazônia (132.297). Este foi o maior número de focos de calor em um ano desde o início da série histórica, no fim dos anos 1980.

Para ajudar o público e os produtores rurais a entenderem a nova realidade do fogo na Amazônia, o Observatório do Clima está publicando, desde o dia 7 deste mês, a série de vídeos Brasil, um país em chamas.

O pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Paulo Barreto, coprodutor da série, afirma que as queimadas estão primariamente relacionadas com o desmatamento para a expansão da fronteira agrícola e a grilagem de terras públicas. “Elas também têm ficado mais frequentes por causa das secas extremas, provavelmente devido às mudanças climáticas”, afirma.

Os episódios vão abordar as razões e os impactos do fogo aos produtores rurais, à biodiversidade, à saúde da população e ao transporte de pessoas e cargas. O que mudou de alguns anos para cá? A Amazônia está mais inflamável? De quem é a responsabilidade? Como evitar um estrago ainda maior e o que você tem a ver com isso?

Os vídeos serão publicados toda quarta-feira, até 28/2, no canal do Observatório do Clima no Youtube , mas também podem ser assistidos aqui, abaixo:

Este texto foi publicado originalmente no site do Observatório do Clima

Foto: Greenpeace

Deixe uma resposta

Observatório do Clima

Fundado em 2002, o OC é a principal rede da sociedade civil brasileira sobre a agenda climática, com mais de 70 organizações integrantes, entre ONGs ambientalistas, institutos de pesquisa e movimentos sociais. Seu objetivo é ajudar a construir um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável, na luta contra a crise climática. Desde 2013 publica o SEEG, a estimativa anual das emissões de gases de efeito estufa do Brasil