Brasil tem maior número de diferentes espécies de árvores do planeta

Brasil tem maior número de diferentes espécies de árvores do planeta

O estudo inédito Global Tree Search foi realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, que compilou dados de sua rede de 500 jardins botânicos ao redor do mundo nos últimos dois anos. A pesquisa apurou números, nomes de espécies e a distribuição de árvores em seus respectivos países.

Foram identificadas 60.065 árvores. E o Brasil aparece como o país com o maior número de espécies do mundo: 14% do total. Em seguida, estão Colômbia, com 5.776 espécies e Indonésia, com 5.142.

Segundo o estudo, divulgado na publicação Journal of Sustainable Forestry, há no Brasil 8.715 árvores nativas e destas, 4.333 são endêmicas, ou seja, só são encontradas em nosso país.

A pesquisa revelou ainda que 58% das espécies, assim como muitas das brasileiras, só existem em um único país e com isso, são mais vulneráveis a possíveis ameaças, como desmatamento, mudanças climáticas e outras atividades humanas. Das árvores analisadas pelo estudo internacional, 300 já foram, inclusive, classificadas como criticamente ameaçadas, porque há apenas 50 exemplares de cada uma na natureza.

O objetivo do censo mundial de árvores é fornecer dados para que a organização International Union of Conservation of Nature (IUCN) possa identificar espécies de árvores raras e em perigo de extinção e, desta maneira, planejar estratégias para protegê-las e conservá-las.

“Agora que sabemos mais sobre a extensão da diversidade, podemos avaliar o estado de conservação de cada árvore para garantir que nenhuma espécie seja perdida”, afirmou Emily Beech, autora principal do estudo.

A inteção é que, a partir de agora, o Global Tree Search seja realizado anualmente e a cada nova edição, cerca de 2 mil novas espécies sejam incorporadas à lista.

Leia também:
Blog Árvores Vivas
Plantar árvores salva milhões de vidas nas cidades
As árvores mais indicadas para plantar na cidade de São Paulo
‘Quando nos conectamos com as árvores, caminhamos em direção aos nossos sonhos’, diz Satish Kumar
Mapa colaborativo de árvores frutíferas dissemina conhecimento e incentiva plantio

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.