Brasil ganha primeira rodovia com pontos para recarga de carros elétricos

Brasil ganha primeira rodovia com pontos para recarga de carros elétricos

É o primeiro passo. Um incentivo a mais para quem sonha em comprar um veículo elétrico, menos poluente e mais sustentável. Apesar da frota brasileira de carros movidos a eletricidade ainda ser pequena, foram inaugurados na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro, seis postos de recarga.

Nos 430 km que ligam as duas capitais, motoristas poderão recarregar seus carros elétricos gratuitamente. O trecho é o maior instalado até hoje na América Latina. Os postos estão localizados a uma distância de cerca de 122 km entre eles, nas cidades de Guararema, São José dos Campos, Guaratinguetá e Queluz (todas no estado de São Paulo) e Piraí, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é das empresas BMW Brasil e Energias de Portugal (EDP), parceiras neste projeto.

O tempo estimado para uma recarga de 80% da bateria é de 25 minutos. Dois automóveis podem ser recarregados ao mesmo tempo em cada posto. Todavia, a partir de 2019, o serviço começará a ser cobrado.

“Ligar duas das maiores cidades brasileiras com um corredor elétrico é uma marca significativa para a adoção de uma tecnologia que é o futuro da mobilidade”, diz Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.

Em 2017, apenas 0,2% dos 2 milhões de automóveis vendidos no Brasil eram híbridos ou elétricos. Entretanto, previsões de especialistas apontam que, globalmente, o número de carros elétricos nas ruas triplicará nos próximos dois anos. Segundo a International Energy Agency (IEA), a expectativa é que aconteça um salto de 3,7 milhões de veículos para 126 milhões em 2030.

No ano passado, mais da metade das vendas deste tipo de carro ocorreu na China, que deve se manter o líder da demanda na próxima década. Em seguida, estão os americanos. Para combater a poluição no país, que atinge níveis alarmantes e provoca milhares de mortes, o governo chinês lançou uma série de incentivos para a compra de automóveis elétricos, entre eles, uma taxa de 10% de desconto até 2020.

Infelizmente, no Brasil, pouco estímulo tem sido dado ao consumidor para trocar os carros movidos a diesel e a gasolina pelos elétricos, ao contrário de um movimento em que diversos outros países já seguem, como mostram as matérias abaixo.

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Foto: divulgação BMW Brasil

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Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.