Brasil está entre os 15 países onde mais pessoas morrem devido à poluição do ar

poluição do ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ontem (27/09) o mais detalhado levantamento feito até agora sobre as mortes ligadas à poluição do ar no mundo. Pela primeira vez em sua história, a entidade elaborou uma lista com os números de fatalidades por país. O Brasil aparece em 14º lugar, com 26.241 óbitos, no ano de 2012.

Foram analisados dados de 3 mil cidades, em 103 países. No topo do ranking está a China, com um número assustador de 1 milhão e 32 mil mortes relacionados à problemas de saúde provocados pela poluição. A Índia aparece na 2ª posição, com 621 mil mortes e em 3º lugar está a Rússia, com 140 mil (veja lista completa ao final deste post).

Obviamente, países com populações maiores são os que apresentam os números mais altos de óbitos. Quando somente levada em conta a taxa de óbito para cada 100 mil habitantes, o Brasil fica numa posição mais confortável: são 13 mortes por 100 mil pessoas. Para se ter uma noção, na Suíça são 18 por 100 mil e na Bulgária, 118 a cada 100 mil.

O relatório da OMS é mais um dos muitos alertas feitos pela organização sobre o grave problema enfrentando por países dos cinco continentes. A entidade estima que 3 milhões de pessoas morrem, por ano, por causa da poluição. Ainda de acordo com os especialistas, 92% da população mundial vive em lugares onde a qualidade do ar está abaixo do recomendado.

Para fazer o levantamento, foram coletados dados de satélite e estações de monitoramento no solo e no ar, tanto em zonas rurais, como urbanas. O estudo foi realizado com a colaboração da Universidade de Bath, na Inglaterra.

Aproximadamente 90% das mortes relacionadas com a poluição acontecem em países de baixa e média renda, sendo 2 a cada 3 delas em regiões do sudeste da Ásia e no oeste do Pacífico. Entre as principais doenças provocadas pelas micropartículas de poluentes tóxicos presentes no ar estão câncer de pulmão, derrames, obstruções crônicas pulmonares e cardiovasculares.

“A poluição do ar continua a impactar a saúde das populações mais vulneráveis – mulheres, crianças e outros adultos”, afirma Flavia Bustreo, diretora assistente da OMS. “Para as pessoas serem saudáveis, elas precisam respirar ar limpo do momento que nascem até quando morrem”.

O que mais contribui para a péssima qualidade do ar que respiramos são atividades industriais (fábricas), usinas de carvão e a queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) de carros, caminhões e ônibus. Só conseguiremos reduzir a quantidade de poluentes na atmosfera a partir do momento que governantes se conscientizarem da importância em investir em fontes de energia renováveis, mais limpas e sustentáveis, como por exemplo, a solar e eólica. Nas cidades, é necessário a mudança para meios de transportes públicos mais eficientes e que funcionem eletricamente ou por outro meio de tecnologia verde.

Países com maior número de mortes relacionadas à poluição 

1. China – 1,032 milhão
2. Índia – 621 mil
3. Rússia – 140 mil
4. Paquistão – 59 mil
5. Ucrânia – 54 mil
6. Nigéria – 46 mil
7. Egito – 43 mil
8. Estados Unidos – 38 mil
9. Turquia – 32 mil
10. Japão – 30 mil
11. Filipinas – 28 mil
12. Vietnã – 27 mil
13. Polônia – 26,5 mil
14. Brasil – 26,2 mil
15. Alemanha – 26,1 mil

Fonte: Organização Mundial da Saúde (números anuais de óbitos em 2012)

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

2 comentários em “Brasil está entre os 15 países onde mais pessoas morrem devido à poluição do ar

  • 28 de setembro de 2016 em 9:01 AM
    Permalink

    Mas não são todos os Estados da nação brasileira contaminados. Moro em João Pessoa-pb, CIDADE cercada de um verde exuberante, já foi considerada a segunda cidade mais verde do mundo, não sei sua classificação agora, e JOÃO PESSOA é considerado o melhor clima do BRASIL.

    Resposta
    • 29 de setembro de 2016 em 5:13 AM
      Permalink

      Oi Van,
      É verdade, alguns estados brasileiros têm a qualidade do ar bem melhor do que a de outros, principalmente aqueles que investiram no plantio de árvores e construção de parques e áreas verdes.
      Parabéns para João Pessoa, que continue sempre verde!
      Abraço,
      Suzana

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.