PUBLICIDADE

Brasil aprova “Declaração de Florianópolis” que garante proteção das baleias

Brasil consegue aprovar “Declaração de Florianópolis” que garante proteção das baleias

Depois da derrota de ontem, em que teve sua proposta de criar um Santuário de Baleias no Atlântico Sul recusada, durante o encontro da Comissão Internacional das Baleias (IWC, em inglês), que acontece esta semana em Santa Catarina, hoje (13/09) o Brasil conseguiu que fosse aprovada a “Declaração de Florianópolis”, documento que defende os direitos e a proteção às baleias e reafirma a moratória de caça ao maior mamífero do planeta.

Desde 1986, a IWC impôs uma moratória global à caça comercial a estes cetáceos. No século passado, quase 3 milhões deles foram mortos no mundo. Por esta razão, a maioria das espécies de baleais estava ameaçada de extinção – umas mais do que outras -, mas todas corriam o risco de desaparecer dos oceanos.

Ao longo dos últimos 30 anos, a população de muitas espécies conseguiu aumentar seus números, mas especialistas afirmam que atualmente elas enfrentam outras ameaças, como a colisão com embarcações, o aprisionamento em redes de pesca, o lixo nos oceanos e as mudanças climáticas.

A Declaração de Florianópolis foi aprovada por 40 votos a favor, 27 contra e 4 abstenções. Países que querem o retorno da caça comercial das baleias, entre eles, Japão, Rússia, Islândia e Noruega, protestaram.

“Bem-vindos ao futuro!”, comemorou Nicolas Entrup, da organização suíça OceanCare. “Esta é uma decisão histórica da IWC, contra a exploração letal das baleias”.

Os japoneses ainda aguardam uma nova votação para sua proposta de por fim à moratória de caça das baleias. O país defende que já não há mais risco de extinção e que a “pesca sustentável” seria possível. Dificilmente ela será aprovada, ainda mais agora que a declaração liderada pelo Brasil foi aceita.

Para que qualquer medida seja adotada, ela precisa de, no mínimo, ¾ dos votos dos países membros da entidade. A moção do Japão deveria ser votada hoje, mas dado o clima tenso durante o encontro, foi adiada para a sexta-feira (14/09).

“A IWC evoluiu de um antigo clube baleeiro para uma entidade de conservação com o pensamento no futuro. As nações pró-caça não evoluíram, mas insistimos que elas não tentem reverter esta decisão relevante e atual”, afirmou Patrick Ramage, do International Fund for Animal Welfare (IFAW).

Segundo ele, a declaração é uma grande vitória e um sinal claro da intenção, da maioria dos representantes em reconhecer que a conservação e a proteção das baleias é o caminho a ser seguido, não aquele da matança cruel e desnecessária.

“Esperamos que o Japão perceba que este é o futuro que a maioria deseja”, destacou Ramage.

*Com informações do site Phys.org

Leia também:
Pescadores islandeses são flagrados com baleia azul morta, espécie em risco de extinção e com a caça proibida
Mar de sangue em matança (legal) de baleias nas Ilhas Faroe
Baleia encontrada morta na Tailândia tinha 80 sacolas plásticas no estômago
Tubarão-baleia com corda ao redor do corpo é salvo por mergulhadores no Havaí

Foto: Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, taken under NOAA research permit #15488/Flickr

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Realmente um dia histórico no Planeta, uma vitória a ser brindada e de somenos importância os países que não gostaram de ficar sem a chupeta, porque prioridade são as preciosas vidas que realmente valem tanto; e o que estamos fazendo de nós humanos, é a pergunta que não quer calar, já que apesar do progresso científico, tecnológico e cultural alcançado, continuamos nos cueiros de uma civilização evoluída de verdade, aquela que não deleta outras espécies quando se trata de viver em paz no regime de ajuda mútua, imprescindível para países que aprimoraram suas técnicas para salvar e socorrer animais e pessoas de todas as espécies, não exterminá-las. Estamos todos interligados e se, de propósito, esmagamos uma formiga ou uma flor, com certeza, no céu, uma estrela diminui o seu brilho. O sangue derramado destes inocentes indefesos nas emboscadas da perversidade humana, recai sobre o solo do território que as concebeu, retornando em forma de cataclismos da natureza, revoltada com tamanho insulto à Divindade. Não reclamem estes países sanguinários nem peçam socorro ao mundo, quando começarem a colheita de sua plantação maldita, porque tramaram a desgraça do seu próprio povo quando barbarizaram com animais pacíficos, inocentes e bons. Chorem à vontade mas chorem sem fazer barulho ou pedir clemência porque Baleias choraram também clamando por suas vidas e pelas vidas de seus filhos mas não foram ouvidas.

Maria Kirsten
Maria Kirsten
5 anos atrás

Só não entendi pq o Brasil se absteve de votar contra a cota de 1000 baleias a serem mortas por razões de cultura!!!!!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE