Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de… café!

Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de... café!

Não é só no Brasil que o café é uma paixão nacional. Dois bilhões de xícaras são tomadas, por dia, globalmente. O café só perde para a água, no ranking mundial de bebidas: ele é a segunda mais consumida no planeta.

E nada mais conveniente do que passar rapidamente na loja de rua e comprar um café para ir tomando pelo caminho. As redes de cafeteria tiveram um boom nas últimas décadas e viraram mania nas grandes cidades. Entretanto, com elas, surgiu um novo problema ambiental: o descarte inadequado de seus copos.

Estima-se que, todos os anos, 58 bilhões de copos vendidos nestes locais sejam jogados fora. Feitos de uma mistura de plástico e papel, geralmente são usados uma única vez e por aproximadamente, 30 minutos.

Para fabricá-los, milhões de árvores são derrubadas. Sozinha, a rede americana Starbucks, que nos últimos 30 anos, abriu duas lojas a cada dia no mundo, utiliza 4 bilhões de copos por ano.

Incomodado com esses números e sabendo que assim como ele, muita gente adora um cafezinho, o designer alemão Julian Lechner encontrou no próprio café a solução para o problema: fabricar copos e xícaras com borra de café, resíduo orgânico e compostável, proveniente da produção da bebida e que invariavelmente é jogado no lixo.

Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de... café!

Pois na startup Kaffeeform, em Berlim, isso não acontece. A borra de café se transforma em matéria-prima. Lechner fez parceria com diversas cafeterias da capital alemã e coleta os resíduos que seriam descartados.

Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de... café!

Aos grãos de café reciclados são adicionados uma cola natural e resíduos de madeira e daí surgem xícaras, pires e copos reutilizáveis, resistentes e 100% biodegradáveis.

Em 2018, a Kaffeeform foi vencedora do prêmio internacional Red Dot Design na categoria Inovação de Produto.

Borra de café: mil e uma utilidades

A utilização da borra de café na economia circular não é novidade.  No ano passado também escrevi sobre a Recoffee, marca brasileira que usa o resíduo na fabricação de biojoias e objetos de decoração.

E em 2017, falei sobre a empresa de Curitiba que desenvolveu um sabonete esfoliante com esse resíduo natural (leia mais aqui).

Os copos produzidos pela alemã Kaffeeform

Então, da próxima vez que você tomar seu cafezinho, lembre-se que o lugar da borra não é no lixo. Se você não é um designer criativo, use-a, pelo menos, na compostagem.

Leia também:
Hannoccino: com ele, copo de café não vai mais para o lixo em Hannover!
Cápsula de café?! Só se for brasileira, biodegradável e virar adubo em 4 meses
Copo-semente: biodegradável, dá origem a árvores frutíferas
O café sustentável (e as novas cápsulas recicláveis) da Laughing Man Coffee de Hugh Jackman
Starbucks anuncia uso de copos (realmente) recicláveis

Fotos: divulgação Kaffeeform

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de… café!

  • 23 de julho de 2019 em 10:30 PM
    Permalink

    Que idéia fascinante!

    Resposta

Deixe uma resposta