Bióloga Neiva Guedes, a guardiã das araras-azuis, ganha homenagem da Turma da Mônica

Bióloga Neiva Guedes, a guardiã das araras-azuis, ganha homenagem da Turma da Mônica

Em novembro de 1989, a bióloga Neiva Guedes viu uma cena que iria definir sua trajetória profissional: um bando de araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), cerca de 30 delas, pousadas num galho seco, no Pantanal. Descobriu então que a ave estava ameaçada de extinção e a espécie desaparecendo rapidamente.

Foi ali que Neiva decidiu fazer algo para que isso não acontecesse e pensou que outras pessoas deveriam conhecer as araras-azuis em seu habitat natural. Desde então ela dedica sua vida para a conservação de uma das mais belas aves do Pantanal.

Por causa de seu trabalho ao longo dos últimos 30 anos, a também pesquisadora e professora é hoje conhecida como a guardiã das araras-azuis e uma referência mundial em conservação. Graças à sua determinação e do esforços do seu Instituto Arara Azul – estudando a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza -, a espécie, que ao final da década de 80, tinha uma população estimada em 1,5 mil indivíduos, hoje chega ao número de 6,5 mil.

Esse trabalho lindo e inspirador realizado por Neiva acaba de receber uma nova homenagem. Para marcar a celebração do Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, em 11 de fevereiro, a Mauricio de Sousa Produções escolheu a bióloga como a nova personagem do Donas da Rua da Ciência, espaço criado para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações.

“Essa bela ave que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre vem sofrendo com a destruição de seus lares e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”, afirma Neiva.

Neiva, segurando uma arara-azul, espécie a qual
ela tem dedicado sua vida

O projeto Donas da Rua foi criado em 2016, com o apoio da ONU Mulheres. Ele tem como objetivo resgatar a trajetória das muitas mulheres, no mundo inteiro, que marcaram a humanidade com suas ações. Agora Neiva Guedes figura ao lado de outros grandes nomes do universo feminino, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Frida Kahlo, Lygia Clark, Marie Curie, Rachel de Queiroz e Bertha Lutz.

Leia também:
Arara de cidade grande
Ocos urbanos, cheios de surpresas
Você também é #DonaDaRua? Então compartilhe sua história!
Negra e defensora dos animais, Milena é a nova personagem da Turma da Mônica

Imagens: divulgação Mauricio de Sousa Produções

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta