PUBLICIDADE

Belezas submersas: imagens premiadas na categoria subaquática do 1º Concurso Afnatura de Fotografia

fotografia premiada no concurso afnatura

Durante as últimas semanas publicamos aqui no Conexão Planeta os grandes vencedores do 1º Concurso Afnatura de Fotografia de Natureza. Foram inscritas mais de 4 mil imagens, de fotógrafos profissionais e amadores de Norte a Sul do país.

As fotografias podiam concorrer em cinco categorias diversas: Fauna; Paisagem; O Homem e a Natureza; Pequeno Mundo e Subaquática. Deixamos esta última justamente para o final porque saiu dela o ganhador do prêmio principal da iniciativa: o fotógrafo e biólogo, Daniel De Granville. Como já mostramos aqui neste outro post, logo após o resultado do concurso, ficamos muito felizes porque Daniel é colaborador do nosso site, e assina junto com outros colegas de profissão, o blog Por Trás das Câmeras. Além disso, ele foi vitorioso com a foto da ariranha, que foi usada na estreia deste blog coletivo de fotografia.

Daniel recebeu o Grande Prêmio “Luiz Cláudio Marigo”, uma homenagem a um dos maiores fotógrafos brasileiros de natureza, morto precocemente em 2014. O fotógrafo também recebeu menção honrosa (como você confere mais abaixo) por outro registro feito em Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde vive e trabalha.

Agora você vai conhecer as demais imagens selecionadas na categoria Subaquática:

1º Lugar
Daniel De Granville Manço

fotografia premiada no concurso afnatura

Relato do autor: ” Em janeiro de 2011 começaram os primeiros relatos sobre a aparição de um macho jovem e bastante curioso de ariranha no Rio Olho d’Água, um riacho cristalino da região de Bonito (MS) situado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Era uma oportunidade fotográfica única, já que estes animais costumam viver em rios com água barrenta e escura. Na época realizei minhas primeiras expedições à área, permanecendo sozinho e praticamente estático dentro d’água por pelo menos 8 horas diárias. Foi quando consegui as primeiras imagens e dias depois a ariranha deu uma sumida. Passado um longo período sem notícias de sua aparição, há alguns meses os relatos voltaram e decidi fazer mais umas tentativas, sendo a foto vencedora deste Concurso o meu registro favorito daquele dia. Cabe ressaltar que trata-se de uma fêmea, ou seja, não é o mesmo indivíduo que fotografei quatro anos antes.”

Menções Honrosas

Enrico Marcovaldi

fotografia premiada no concurso afnatura

Relato do autor: “Dupla de Baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), fotografada no limite do Banco dos Abrolhos . Foto está, clicada no retorno da expedição Trindade, realizada pelo Instituto Baleia Jubarte em 2010.Fotografia de Baleias submarinas , tem um grau de dificuldade muito grande, as condições de visibilidade e comportamento tem que ser as ideais. No caso tive este privilégio, agua cristalinas de mais de 40 metros de visibilidades e as Baleias tranquilas. Apesar de dóceis , são animais de aproximadamente  15 metros com a 40 toneladas e completamente selvagens. Tenho muita experiência no assunto , mais sempre a Adrenalina é muito grande!”

Daniel De Granville

fotografia premiada no concurso afnatura

Relato do autor: “A região de Bonito (MS) é famosa por suas nascentes de água cristalina ricas em vida, parte das quais é aberta a atividades turísticas com rígido controle ambiental. Como os rios são rasos, os peixes são colaborativos e o cenário ajuda bastante, não é difícil obter boas fotos subaquáticas durante os passeios. Então, sempre busco olhares que fujam do óbvio, como nesta cena onde procurei mostrar este universo sob o ponto de vista dos peixes. Neste local – a nascente do Rio Baía Bonita – não é permitido mergulhar ou tocar no fundo do rio, então tive que encontrar uma solução criativa para produzir a fotografia sem desrespeitar as regras ambientais. Coloquei dois lastros de mergulho na bolsa-estanque da câmera, acionei o modo de disparo com temporizador, soltei a câmera sobre uma rocha com a objetiva apontando para cima e me afastei, permitindo aos peixes se aproximarem antes do disparo.”

Eduardo de Oliveira Bastos

fotografia premiada no concurso afnatura

Relato do autor: “Vieira e sua espécies é Nodipecten nodosus. Elas são comestíveis e sua concha deu origem ao logo da Shell.”

Marcio Cabral

fotografia premiada no concurso afnatura

 

Relato do autor: “Abismo Anhumas, Bonito, Brasil. Feita uma profundidade de 18 metros, para chegar ao lago necessita descer de rappel 72 metros. Apenas alguns dias do ano o sol incide sobre o lago formando este raio.”

 

Leia também:
“O Homem e a Natureza”: mais imagens vencedoras do concurso de fotografia Afnatura
Paisagens do Brasil: conheça mais vencedores do concurso Afnatura de fotografia
Maravilhas do pequeno mundo: fotografias premiadas no concurso Afnatura
A beleza da natureza brasileira em imagens: conheça os vencedores do concurso Afnatura de fotografia

Fotos: divulgação Afnatura

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE