Beleza após o câncer: mulheres recebem doação de tatuagem cosmética na Tattoo Week, em SP

*Atualizado em 25/10/2019

Este é um trabalho bacanérrimo que precisa ser divulgado. Mulheres que se submeteram à cirurgia de mastectomia (retirada do seio) ou fizeram quimioterapia e perderam cabelos, sobrancelhas e cílios, podem ter a ajuda de tatuadores para voltar a ter uma vida normal e recuperar a autoestima.

“Com a técnica da micropigmentação, podemos redesenhar sobrancelhas, delinear pálpebras sem cílios ou mesmo reconstruir a aréola do mamilo”, explica Ana Savoy, do conselho técnico da Associação Brasileira de Micropigmentadores.

Durante a Tattoo Week, maior convenção de tatuagem do mundo que acontece até domingo (27/10), no São Paulo Expo, na capital paulista, 100 mulheres que tiveram câncer receberão gratuitamente uma tatuagem cosmética.

“Além de uma grande festa da arte da tatuagem e uma importante feira de negócios, a Tattoo Week quer cumprir sua função social com essa campanha no Outubro Rosa, afirma Esther Gawendo, diretora executiva da Tattoo Week.

As ex-pacientes se inscreveram antecipadamente pelo site do evento. Além disso, outras 300 pessoas também terão feitas em seus corpos as tatuagens de segurança, que informam que elas possuem doenças como diabetes, hipertensão e outras condições específicas.

A micropigmentação é uma técnica de cosmética que usa tatuagem para produzir padrões que se assemelham à maquiagem, mas de forma permanente, principalmente na pele da face, lábios, pálpebras e sobrancelhas.

Com o uso do demógrafo, uma espécie de caneta com agulhas bem fininhas que desenha fio a fio nas sobrancelhas, pigmenta apenas a pele mais fina do rosto, corrigindo falhas e seguindo seu formato. O procedimento é menos doloroso porque o traço é desenhado apenas uma vez, o que não agride tanto a pele. E a sua duração é de 1 a 2 anos.

Cerca de dez micropigmentadoras vão trabalhar gratuitamente para atender as mulheres que perderam pelos ou mamilos. “Faremos verdadeiras obras de arte para ajudá-las a reconstruir suas perdas físicas, recuperando a autoestima e a alegria de viver”, diz Ana.

Abaixo algumas fotos dos resultados desse trabalho voluntário e inspirador:

 

9a Tatto Week

Data: 25, 26 e 27 de outubro
Horário: 12h00 às 22h00
Local
: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 1,5 São Paulo
Ingressos: R$ 60 e a meia ou entrada social R$ 30, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue para a Casa de David
Crianças de até 12 anos não pagam ingresso 

Leia também:
Celebridades tiram a roupa para o Outubro Rosa: mês de alerta sobre o câncer de mama
Além das barras: histórias de mulheres inspiram projeto para ajudar Centro de Câncer de Mama do HC, em Curitiba
Um sorriso para combater o câncer
Ensaios fotográficos mostram a beleza e o resgate da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer
Campanha #BusqueVencer alerta sobre importância da informação de qualidade na luta contra o câncer
Pesquisadores brasileiros criam biossensor de baixo custo que detecta câncer de pâncreas com maior precisão

Fotos: divulgação

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.