Barba, cabelo e bigode: microempreendimento inclui jovens em mercado crescente no Brasil

Barba, cabelo e bigode: barbearia inclui jovens em mercado crescente no Brasil

Barba, cabelo e bigode. Esses são os elementos que movimentam o dia a dia da Selected Barber Shop. Mas não só. Em meio a barbearias hypadas que abrem a cada esquina nas grandes cidades para cultivar e esculpir as barbas e cabeleiras da moda – mercado em franco crescimento no Brasil -, essa se destaca por uma história muito peculiar.

Em Sarandi, zona norte da cidade de Porto Alegre, há cerca de um ano nasceu o empreendimento Selected Barber Shop. Quando abriu a primeira unidade em seu bairro de origem, Willian Gomes da Silva – o primeiro à esquerda na foto – trouxe junto a preocupação de oferecer oficinas de formação em corte de cabelos para jovens que enfrentavam problemas com drogas ou que estavam direta ou indiretamente ligados ao crime na comunidade. Além disso, também está na pauta de William o trabalho social junto a moradores de rua.

“Eu corto cabelo desde os 16 anos, mas tive uma vida de escolhas erradas e, sempre que eu ficava sem grana, saía para cortar cabelos. A ideia de assumir a profissão nasceu em um momento ruim. Eu morava na rua, então comecei a cortar cabelos na comunidade de moradores de rua, e ali nasceu o sonho de um dia ter um negócio e mudar minha história”, relembra Willian. “A Selected nasceu quando eu saí do sistema prisional, com tornozeleira eletrônica, e comecei a cortar cabelo na churrasqueira do meu pai. Logo aluguei meu primeiro espaço. Fiquei por lá até tirar a tornozeleira”.

Um empreendimento com doze meses de atuação, gerenciado por uma pessoa jovem – Willian tem 34 anos – já formou 24 jovens de 15 a 27 anos. Hoje, a segunda unidade da Selected já está em funcionamento, desta vez no bairro do Santinho, em Florianópolis. Lá, do mesmo modo, William trabalha com a inclusão de jovens da comunidade. Em Porto Alegre, alguns dos alunos que passaram pela oficina de corte hoje gerenciam a barbearia. E a primeira oficina na unidade de Florianópolis já está acontecendo.

O empreendimento venceu também o Concurso Geração Empreendedora 2018, na categoria jovem empreendedor atuante. Realizado pela Aliança Empreendedora em parceria com a Youth Business International (YBI). O concurso oferece aos vencedores capacitação presencial em São Paulo e até R$ 7.500 para investimento nos negócios.

“Ganhar esse prêmio foi algo surreal. Com muita força de vontade consegui mudar minha história e ainda ajudar a transformar a vida de outras pessoas. É pra isso que a Selected foi criada. Não para fazer se der certo, e sim para fazer até dar certo”, diz ele.

Foto: Selected Barber Shop/Divulgação

Jornalista e mestre em Antropologia. Coordenou a Comunicação da Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo – quando criou as campanhas ‘Eu Não Sou de Plástico’ e, em parceria com a SVB, a ‘Segunda Sem Carne’. Colaborou com a revista Página 22, da FGV-SP, e com a Unisol Brasil. Hoje é conectora – trabalha linkando projetos e pessoas de todas as áreas na comunicação para um mundo melhor

Mônica Ribeiro

Jornalista e mestre em Antropologia. Coordenou a Comunicação da Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo – quando criou as campanhas ‘Eu Não Sou de Plástico’ e, em parceria com a SVB, a ‘Segunda Sem Carne’. Colaborou com a revista Página 22, da FGV-SP, e com a Unisol Brasil. Hoje é conectora – trabalha linkando projetos e pessoas de todas as áreas na comunicação para um mundo melhor

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