PUBLICIDADE

Baleia achada morta na Escócia tinha 100 kg de plástico e redes de pesca no estômago

Baleia achada morta na Escócia tinha 100 kg de plástico e redes de pesca no estômago

Mais uma vítima do lixo que o ser humano despeja nos oceanos. Uma baleia cachalote, de 20 toneladas, foi encontrada encalhada na praia de Luskentyre, na costa da Escócia, e a autópsia realizada pela equipe do Scottish Marine Animal Strandings Scheme revelou que o cetáceo tinha 100 kg de resíduos plásticos em seu estômago.

Dentro do corpo da baleia havia sacolas, copos e luvas feitos de plástico, além de cordas e redes de pesca. “Todo esse material estava em uma enorme bola no estômago e parte dele parecia estar lá há algum tempo”, explicaram os biólogos no Facebook.

Segundo os pesquisadores, o animal não estava em condições particularmente ruins e, embora, talvez o lixo no estômago não tenha sido a causa de sua morte, já que não foram encontradas evidência do bloqueio do intestino, ainda assim, este é mais um caso alarmante.

“Essa quantidade de plástico no estômago é assustadora. Mostra, mais uma vez, o impacto que o descarte do lixo e de redes de pescas pode provocar à vida marinha. Este é um problema global causado por uma série de atividades humanas”, ressaltou a organização ambiental em sua rede social.

Baleia achada morta na Escócia tinha 100 kg de plástico e redes de pesca no estômago

As cordas e redes de pesca retiradas do estômago da cachalote

Ameaça à vida marinha

Baleias têm sido vítimas constantes do lixo nos oceanos. Em abril, mostramos também, como uma outra cachalote, grávida, foi achada morta, na Itália, com 22 kg de plástico no estômago. Um mês antes, nas Filipinas, uma jovem baleia-bicuda-de-cuvier tinha engolido 40 kg de plástico: 16 sacos de arroz e dezenas de sacolas de compras. “Nunca tínhamos visto uma baleia com tanto plástico no organismo. É repugnante. Governos precisam fazer algo urgentemente contra aqueles que continuam a tratar cursos d’água e oceanos como lixeiras”, alertou a organização D’ Bone Collector Museum, na época (leia mais aqui).

Todavia, parece que os alertas não têm sido suficientes. Mais e mais animais marinhos aparecem mortos, sufocados pelo plástico que o homem produz e descarta, sem remorso, no mar.

Leia também:
Baleia cachalote encontrada morta na Indonésia tinha sacolas, sandálias e mais de 100 copos plásticos no estômago
Baleia cachalote encontrada morta na Indonésia tinha sacolas, sandálias e mais de 100 copos plásticos no estômago
‘O plástico que você usa uma vez tortura o oceano para sempre’, diz ONG Sea Shepherd em campanha mundial
Enquanto multinacionais lançam “Aliança pelo Fim do Lixo Plástico”, nos bastidores, investem em novas fábricas… de plástico

Fotos: divulgação Scottish Marine Animal Strandings Scheme

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE